SIMULADO SARESP 9º - CIÊNCIAS DA NATUREZA

Professor Diminoi

SAREP/9º ANO
01) (SIMULADO SARESP – 9º ANO) As ações nervosas colocam em pauta os neurônios partindo de uma ação física. Por sua vez, as hormonais colocam em pauta os hormônios, que são substâncias químicas que se desenvolvem e correm pelo sangue conectando diversos órgãos, controlando as suas funções.
Um exemplo de ação hormonal é
(A) o diabetes.
(B) a memória.
(C) o ato reflexo.
(D) a fadiga muscular.
Resolução:
O texto revela que as ações hormonais são reações químicas. Logo, o diabetes é a única alternativa que se encaixa como resposta, pois está diretamente relacionada com a liberação de insulina pelo pâncreas
Alternativa: A

02) (SIMULADO SARESP – 9º ANO) Molécula de ácido sulfúrico
De acordo com a imagem da molécula de ácido sulfúrico, assinale a alternativa que representa sua fórmula química.
(A) HSO
(B) H2SO
(C) H2SO4
(D) H4SO2
Resolução:
A imagem apresenta quatro bolinhas vermelhas(maiores) que correspondem ao oxigênio, duas bolinhas azuis (menores) que são de hidrogênio e apenas uma amarela (clara) que representa o enxofre. Logo, pode-se concluir que a fórmula do ácido sulfúrico é H2SO4
Alternativa: C

03) (SIMULADO SARESP – 9º ANO)
O que causa?
     A bactéria faz com que as células que revestem o intestino produzam uma grande quantidade de fluidos que causam a diarreia e os vômitos. A infecção se espalha quando da ingestão de alimentos ou água contaminada com as fezes ou o vômito de uma pessoa infectada com a doença.
Sintomas
     Geralmente, os sintomas aparecem em dois a três dias após a infecção, mas podem surgir em algumas horas ou em até cinco dias ou mais. Uma infecção normalmente leve, assintomática, mas, por vezes, pode ser grave, resultando em diarreia aquosa profusa, vômito e cãibra nas pernas. O paciente rapidamente perde fluidos corporais, o que leva à desidratação e ao choque. Sem tratamento, a infecção pode levar à morte em questão de horas.
Com base na causa e nos sintomas, a doença citada é conhecida como
(A) cólera.
(B) gastrite.
(C) nefrite.
(D) hepatite.
Resolução:
Na primeira parte do texto, fica claro que a doença descrita se instala no intestino. Esta informação é fundamental para eliminar as respostas B, C e D. Os sintomas descritos na segunda parte do texto confirmam a resposta correta: a doença descrita é a cólera, uma infecção que ocorre na região do intestino, causando diarreias e levando o organismo a uma rápida desidratação.
Alternativa: A

04) (SIMULADO SARESP – 9º ANO) Observe a tabela de condutividade a seguir:
Com base nas informações fornecidas na tabela, podemos concluir que
(A) o cobre é um dos piores condutores.
(B) os metais são péssimos condutores.
(C) o ferro é o melhor condutor da tabela.
(D) a prata é o melhor condutor da tabela.
Resolução:
Os metais de modo geral são ótimos condutores, e na tabela a prata apresenta o melhor índice de condutibilidade. Sendo assim é o material que melhor conduziria a energia elétrica.
Alternativa: D

05) (SIMULADO SARESP – 9º ANO)
Pandemia masculina
     O primeiro sinal da entrada na puberdade apresentado pelos meninos é o aumento do volume testicular, que adquire uma medida maior, às vezes com uma coloração mais avermelhada. Nestes anos da adolescência o corpo masculino se torna mais forte, com ganho de massa muscular, principalmente em regiões de braços, pernas e tórax.
O principal hormônio responsável por essas mudanças é
(A) o estrógeno.
(B) a testosterona.
(C) a progesterona.
(D) a somatotropina.
Resolução:
O hormônio que promove alteração na voz, aumento testicular, nascimento de pelos e ganho de massa muscular é a testosterona, presente em maior quantidade nos homens.
Alternativa: B

06) (SIMULADO SARESP – 9º ANO) Situações de perigo ou de fortes emoções, como a descida em uma montanha-russa, provocam reações específicas no sistema nervoso. Por exemplo, os nervos do sistema nervoso simpático fazem o coração bater mais rápido e, com isso, aumenta a quantidade de sangue que chega ao cérebro e aos músculos.
Na situação descrita no texto, os batimentos cardíacos
(A) diminuem, pois é menor a necessidade de oxigenação nos músculos e no cérebro.
(B) aumentam, pois há uma necessidade de maior oxigenação nos músculos e no cérebro.
(C) diminuem, pois provocam a contração das artérias que oxigenam as células musculares e o cérebro.
(D) aumentam, pois provocam a dilatação das artérias da pele e de outros órgãos, desviando o sangue para o cérebro e para os músculos
Resolução:
Os nervos do sistema nervoso simpático fazem o coração bater mais rápido e, com isso, aumenta a quantidade de sangue que chega aos músculos e ao cérebro. E desse modo nos preparamos para enfrentar a situação. Ao mesmo tempo, o sistema nervoso simpático inibe a contração dos músculos do tubo digestório, já que a digestão não é uma função prioritária nesse momento. Esse sistema provoca também a contração das artérias da pele e de outros órgãos desviando o sangue para o cérebro e para os músculos.
Alternativa: B

07) (SIMULADO SARESP – 9º ANO) As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) são doenças multifatoriais que se desenvolvem no decorrer da vida e são de longa duração. Atualmente, elas são consideradas um sério problema de saúde pública, e já são responsáveis por 63% das mortes no mundo, segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde. As quatro DCNT de maior impacto mundial são: doenças cardiovasculares, diabetes, câncer e doenças respiratórias crônicas.
Com base nas informações, podemos afirmar que para manter o risco de DCNT baixo é necessário
(A) utilizar preservativos quando mantiver relações sexuais.
(B) tomar medicamentos como maneira preventiva.
(C) manter as vacinas em dia e não compartilhar objetos pessoais.
(D) praticar atividades físicas associadas a uma alimentação balanceada.
Resolução:
É importante observar os exemplos de DCNT dados no quadro. Não são transmissíveis. Assim, a prevenção está no consumo diário de alimentos mais saudáveis, na prática de atividades regulares e na manutenção de uma boa qualidade de vida, pois esses procedimentos evitam uma série de doenças crônicas causadas, por exemplo, pelo estresse ou pela obesidade.
Alternativa: D

08) (SIMULADO SARESP – 9º ANO)
A Lua, com Vênus abaixo e Marte à direita, em conjunção em 1/12/2002
Coordenadas como as apontadas no texto geralmente aparecem em notícias, indicando a localização de objetos e fenômenos no céu. Essas coordenadas são também utilizadas para
(A) orientar a navegação.
(B) orientar quanto a tempestades.
(C) prever as condições do tempo.
(D) indicar anos de vida de estrelas.
Resolução:
As civilizações antigas utilizavam os astros e estrelas de nosso sistema solar como guias para todo tipo de deslocamento: por terra, por mar, por meios de transporte, a pé, etc
Alternativa: A

09) (SIMULADO SARESP – 9º ANO) As fases da Lua referem-se à mudança aparente da porção visível iluminada do satélite devido a sua variação da posição em relação à Terra e ao Sol.
O ciclo completo, denominado lunação, leva pouco mais de
(A) 7 dias.
(B) 24 dias.
(C) 29 dias.
(D) 365 dias.
Resolução:
Sabendo que uma fase lunar dura em média de 6 dias, basta multiplicar pelo número de fases lunares e se obterá o ciclo lunar que é muito próximo de 30 dias.
Alternativa: C

10) (SIMULADO SARESP – 9º ANO)
Números da obesidade no Brasil
Recentemente o ministério da saúde divulgou uma pesquisa que revela que quase metade da população brasileira está acima do peso. Segundo o estudo, 42,7% da população estava acima do peso no ano de 2006. Em 2011 esse número passou para 48,5%.
Quais são os comportamentos de risco para a doença crônica citada no texto?
(A) Alto consumo de alimentos ricos em açúcar e gorduras.
(B) Baixo consumo de alimentos ricos em sacarose.
(C) Alto consumo de alimentos ricos em vitaminas e minerais.
(D) Baixo consumo de alimentos ricos em lipídios.
Resolução:
A obesidade é uma doença crônica caracterizada pelo fato da quantidade de calorias consumidas por uma pessoa ultrapassar a quantidade de calorias gastas. Sendo assim, as principais causas desse problema são o consumo crescente de comidas muito calóricas, ricas em gorduras saturadas e açúcares. O processo tende a se agravar quando aliado ao sedentarismo.
Alternativa: A

11) (SIMULADO SARESP – 9º ANO) Como já diz o próprio nome, o movimento voluntário depende de nossa vontade. Movimentos como andar em direção a um objeto e a ginga da capoeira, são movimentos voluntários. Neste ato supõe-se que houve uma intenção, um desejo ou uma necessidade e finalmente o desenvolvimento do movimento. No movimento voluntário, portanto, há primeiramente uma representação mental e global do movimento, uma intenção, um desejo ou uma necessidade e, por último, a execução do movimento propriamente dito. O ato voluntário é sempre aprendido e é constituído por diversas ações encadeadas. O movimento reflexo é independente de nossa vontade e normalmente só depois de executado é que tomamos conhecimento dele. É uma reação orgânica sucedendo-se a uma excitação sensorial. O estímulo é captado pelos receptores sensoriais do organismo e levado ao sistema nervoso.
A partir das informações no texto, podemos afirmar que
(A) o ato de respirar é um movimento voluntário porque o indivíduo é capaz de interromper o processo, se quiser.
(B) o ato de digerir alimentos é um movimento involuntário porque o homem não tem controle consciente sobre a digestão.
(C) o ato de piscar é um movimento voluntário, uma vez que o indivíduo acaba sendo vencido pelo sono.
(D) o ato de beber água é um movimento involuntário porque o organismo não é capaz de viver sem a ingestão de água.
Resolução:
Atos voluntários são ações realizadas de propósito pelo corpo, ou pelo sistema nervoso, devidamente coordenadas pelo cérebro; logo, o ato de beber água é voluntário, já que não há como beber água involuntariamente, como se respira ou espirra, por exemplo.
Alternativa: B

12) (SIMULADO SARESP – 9º ANO) Observe a imagem.
A charge, que aborda o tema da radiação, ilustra que
(A) a exposição constante à radiação pode causar mutações nos seres vivos.
(B) a radiação emitida pelas usinas nucleares promove o aquecimento global.
(C) a radiação emitida causa o efeito estufa, consequência da emissão de gases poluentes.
(D) a utilização de roupa de segurança elimina os riscos de contato com ambientes radioativos.
Resolução:
A charge apresenta um indivíduo com roupa de segurança conversando com um indivíduo sem roupa de segurança e com duas cabeças. A mutação, representada na charge pelo homem com duas cabeças, expõe um dos principais pontos negativos apontados pelas pessoas contrárias à construção e à utilização de usinas nucleares.
Eles defendem que a mutação é um efeito da radiação emitida pelas usinas. É ainda preciso saber que as usinas nucleares não provocam aquecimento global. A partir daí, o estudante focalizará atenção na questão de como se prevenir contra a radiação.
A roupa, portanto, é uma forma de reduzir os riscos, mas não os elimina por completo.
Alternativa: A

13) (SIMULADO SARESP – 9º ANO)
Conheça o cardápio principal da seleção BRASILEIRA DE FUTEBOL
Arroz, bife e salada de alface. Esse é o cardápio principal dos jogadores que Felipão convoca nesta quarta-feira para a disputa da Copa do Mundo. Tudo isso com direito à sobremesa. Mas nada de álcool.
De acordo com o cardápio da seleção, a qual grupo alimentar pertencem os alimentos citados, respectivamente?
(A) Proteína, carboidrato e fibra.
(B) Carboidrato, fibra e proteína.
(C) Fibra, proteína e carboidrato.
(D) Carboidrato, proteína e fibra.
Resolução:
É importante prestar atenção à palavra RESPECTIVAMENTE no enunciado. Portanto, a resposta deve estar na ordem em que os elementos aparecem no texto: arroz, bife e salada de alface. O arroz é um alimento que gera energia, portanto, enquadra-se no grupo dos carboidratos. O bife é rico em proteínas, que são as principais substâncias de construção do corpo. A alface possui vitaminas e é rica em fibras, o que ajuda na manutenção do organismo.
Alternativa: D

14) (SIMULADO SARESP – 9º ANO)
Doenças causadas por bactéria
      A bactéria produz uma toxina que provoca os sintomas da doença. Mesmo aqueles que já contraíram a doença não adquirem anticorpos para evitá-lo novamente, sendo a vacinação a única forma de proteção. A transmissão ocorre pela introdução dos esporos da bactéria em ferimentos externos, geralmente perfurantes, contaminados com terra, poeira, fezes de animais ou humanas.
Considerando as formas de transmissão das bactérias apresentadas no texto, qual das doenças a seguir é causada por bactéria?
(A) Tétano.
(B) Dengue.
(C) Teníase.
(D) Doença de Chagas.
Resolução:
O tétano é causado pela toxina do bacilo Clostridium tetani, que pode penetrar no organismo por ferimentos na pele ou pelo cordão umbilical do recém-nascido quando o cordão é cortado por instrumentos não esterilizados. É uma doença perigosa, que pode levar o indivíduo à morte, sendo por isso obrigatória a vacinação. Cuidados médicos em casos de ferimentos profundos são essenciais. Pode ser necessária a aplicação do soro antitetânico.
Alternativa: A

15) (SIMULADO SARESP – 9º ANO)
A tecnologia e os dilemas do consumo de energia
     Ao mesmo tempo em que o avanço da Tecnologia da Informação (TI) tem trazido uma série de benefícios para as pessoas e para as empresas, cria novos desafios para a humanidade. Um dos principais deles diz respeito ao consumo de energia. De acordo com o MIT Energy Initiative, só os computadores e servidores instalados em todo o mundo são responsáveis hoje por mais de 2,5% de toda a energia consumida no planeta. E se considerarmos que, até 2020, existe uma expectativa de que o número de equipamentos conectados à internet seja de cinco vezes a população humana total, esse percentual tende a crescer em ritmo acelerado.
De acordo com o texto, o consumo energético tem sido um fator que relaciona tecnologia e desenvolvimento, porém prejudica
(A) a economia e a atmosfera.
(B) a economia e os recursos naturais.
(C) o meio ambiente e os recursos naturais.
(D) o desenvolvimento econômico e tecnológico.
Resolução:
O consumo energético excessivo gera uma produção de energia maior para suprir as necessidades da humanidade, porém a matriz energética mundial está baseada em combustíveis fósseis e meios produtivos que causam grande impacto ao planeta.
Alternativa: C

16) (SIMULADO SARESP – 9º ANO)
A tecnologia de purificação de água com base em Raios Ultravioleta (UV) é o processo de esterilização encontrado na natureza, que utiliza um comprimento de onda da radiação solar, entre 200 e 300 nm (altamente germicida). É tradicionalmente usado na desinfecção de água potável para domicílios, hospitais, tratamento
de efluentes, agricultura, em tratamento de água de spas, piscinas públicas e particulares.
O raio citado no texto pode
(A) promover o aquecimento ou cozimento de alimentos em um forno de micro-ondas.
(B) ser utilizado em refrigeradores para que haja uma diminuição significativa da temperatura.
(C) promover imagens de um material cuja composição não é uniforme, como o corpo humano.
(D) causar queimaduras, fotoalergias e até o câncer de pele quando se fica exposto a ele em excesso.
Resolução:
A questão exige que o estudante leia com atenção o texto verbal, que informa que o consumo de alimentos
A radiação ultravioleta, conhecida como UV, faz parte da luz solar que atinge o nosso planeta e é essencial para a preservação do calor e a existência da vida. No entanto, em função dos buracos na camada de ozônio, provocados pela nossa civilização, estamos expostos a essa radiação sem qualquer proteção. Sem a camada de ozônio, os raios UV podem causar queimaduras, fotoalergias, envelhecimento cutâneo e até câncer de pele.
Alternativa: D

17) (SIMULADO SARESP – 9º ANO)
A fi gura apresenta o ciclo da Ancilostomíase, conhecida como Amarelão. De acordo com o processo de contaminação acima, o procedimento mais adequado para evitar a doença é
(A) tomar antibióticos para fortalecer a imunidade do corpo.
(B) evitar contato com espirros de pessoas contaminadas.
(C) andar com os pés calçados para evitar contato com solo.
(D) lavar bem os alimentos como: verduras, frutas e legumes.
Resolução:
O enunciado é importante para que o estudante se direcione para a resposta correta: é preciso analisar o ciclo da doença a partir da imagem. Ela mostra as larvas entrando pelo pé descalço do hospedeiro. Então uma medida importante a ser tomada é não andar descalço. É recomendável andar sempre calçado, evitando locais onde possa haver larvas.
Alternativa: C

18) (SIMULADO SARESP – 9º ANO)

O circuito apresentado na fi gura pode ser um componente em um chuveiro elétrico com a função de esquentar a água. Neste caso, o componente é
(A) o fi o.
(B) a pilha.
(C) o disjuntor.
(D) a resistência.
Resolução:
O componente presente no chuveiro com função de esquentar a água é a resistência, e no caso do circuito que envolve a lâmpada, é o componente que fica incandescente e promove a luz.
Alternativa: D

19) (SIMULADO SARESP – 9º ANO)
A Propagação do Som em Diferentes Meios Materiais
Os dados na tabela demonstram que o som se propaga em diferentes velocidades, consoante o meio material. De um modo geral, o som se propaga melhor nos sólidos do que nos líquidos, e se propaga melhor nos líquidos do que nos gases. Verifica-se também que a temperatura em que o meio se encontra afeta a velocidade do som.
Com base nas informações do texto, conclui-se que o som é
(A) uma onda mecânica que se propaga igualmente sem depender do meio.
(B) uma onda eletromagnética que se propaga independentemente do meio ou vácuo.
(C) uma onda mecânica que se propaga melhor quando as moléculas estão unidas.
(D) uma onda eletromagnética que se propaga melhor quando as moléculas estão afastadas.
Resolução:
Considerando que o som é uma onda mecânica e que, portanto, precisa de um meio para se propagar, é preciso observar como ela se comporta em cada meio. Os dados na tabela demonstram que o som se propaga de forma diferente em sólidos, líquidos e em gases. Conclui-se que a proximidade das moléculas do meio influencia diretamente na propagação da onda.
Alternativa: C

20) (SIMULADO SARESP – 9º ANO)
Quando praticamos um esporte radical, ou sofremos uma forte emoção, o hormônio adrenalina é liberado no organismo pelas glândulas suprarrenais, desta forma o corpo entra em alerta se preparando para situação extrema.

Um dos efeitos imediatos após a liberação do hormônio citado no texto é
(A) o enfraquecimento dos batimentos cardíacos.
(B) o aumento dos batimentos cardíacos.
(C) a aceleração do crescimento muscular.
(D) a diminuição da frequência respiratória.
Resolução:
A adrenalina é liberada para promover uma maior oxigenação, principalmente do cérebro e dos músculos, preparando o organismo para uma situação de condições extremas que o organismo não está habituado.
Alternativa: B

21) (SIMULADO SARESP – 9º ANO) Os biocombustíveis são fontes de energia que não contribuem para o acúmulo de gases do efeito estufa na atmosfera. Este é o seu principal papel na matriz energética. Como os gases gerados na sua queima são reabsorvidos no crescimento da safra seguinte, há um equilíbrio entre a emissão e a absorção de poluentes. Além disso, os biocombustíveis que contêm oxigênio em sua composição,
como o etanol e o biodiesel, ajudam a reduzir as emissões de monóxido de carbono (CO) quando adicionados aos combustíveis fósseis. E reduzir essas emissões representa menos poluição atmosférica local, principalmente nas grandes cidades.
De acordo com o exposto, o uso de etanol, quando adicionado à gasolina, tem como objetivo
(A) tornar o custo da gasolina mais acessível para a população.
(B) aproveitar o excedente gerado pela produção de etanol no país.
(C) reduzir a emissão de gases do efeito estufa no meio ambiente.
(D) absorver os gases emitidos no ambiente pelos combustíveis fósseis.
Resolução:
O etanol deriva da cana-de-açúcar. Isso faz dele um biocombustível. Considerando que os biocombustíveis não emitem gases do efeito estufa, o etanol contribui para a redução da emissão de poluentes quando acrescentado à gasolina.
Alternativa: C

22) (SIMULADO SARESP – 9º ANO)
     A energia eólica é a energia obtida pela ação do vento, ou seja, através da utilização da energia cinética gerada pelas correntes aéreas.
     [...] A energia eólica está associada com o movimento das massas de ar que movem a partir de zonas de alta pressão do ar para as zonas adjacentes de baixa pressão, com velocidades proporcionais a gradiente de pressão.
     [...] A energia eólica pode ser considerada uma das mais promissoras fontes naturais de energia, principalmente porque é renovável, ou seja, não se esgota, é limpa, amplamente distribuída globalmente e, se utilizada para substituir fontes de combustíveis fósseis, auxilia na redução do efeito estufa. Em países como o Brasil, que possuem uma grande malha hidrográfica, a energia eólica pode se tornar importante no futuro, porque ela não consome água, que é um bem cada vez mais escasso e que também vai ficar cada vez mais controlado. Em países com uma malha hidrográfica pequena, a energia eólica passa a ter um papel fundamental já nos dias atuais, como talvez a única energia limpa e eficaz nesses locais. Além da questão ambiental, as turbinas eólicas possuem a vantagem de poderem ser utilizadas tanto em conexão com redes elétricas como em lugares isolados, não sendo necessária a implementação de linhas de transmissão para alimentar certas regiões (que possuam aerogerador).
Analisando a produção de energia eólica a partir das informações do texto, pode-se constatar que uma das desvantagens da construção de usinas eólicas é o fato de que elas
(A) interferem no clima natural da região por aumentarem a circulação dos ventos.
(B) impossibilitam a geração desse tipo de energia em países onde a malha hidrográfica é pequena.
(C) modificam o cenário natural da região, além de provocarem poluição visual e sonora.
(D) emitem gases poluentes e resíduos que são expelidos a partir do funcionamento das turbinas
Resolução:
Os parques eólicos são compostos de aerogeradores que captam o vento girando as hélices e convertendo energia cinética em energia elétrica. As hélices giram e causam zumbido, e os parques são muito extensos e adversos à paisagem, provocando mudança inclusive no trajeto de aves migratórias.
Alternativa: C

23) (SIMULADO SARESP – 9º ANO)
Transformações químicas
Também conhecidas como reações químicas, as transformações químicas são mudanças em que ocorre a formação de novas substâncias devido à alteração das propriedades das substâncias iniciais – reagentes. As matérias sofrem, constantemente, transformações. Quando as mudanças são apenas relacionadas ao seu estado, ou ainda à agregação do material, chamamos de transformação física da matéria. A transformação somente pode ser chamada química quando resulta na produção de um material distinto do inicial, com características também distintas.
Com base nas informações do texto, um exemplo das transformações citadas é
(A) o enferrujamento do ferro.
(B) o congelamento da água.
(C) o estilhaçamento do vidro.
(D) o deslocamento do vento.
Resolução:
O oxigênio penetra no ferro e começa a comprometer a resistência do metal. O processo químico é batizado de oxidação. O oxigênio também está presente na água, que acelera esse processo de oxidação. A combinação com o ar vai desgastando a estrutura do ferro, desde a borda até o centro do metal. O ferro oxidado assume uma coloração alaranjada e começa a se esfarelar: é a ferrugem. Nas áreas afetadas, o metal vai perdendo densidade e, se o processo não for contido, pode chegar à degradação total.
Alternativa: A

24) (SIMULADO SARESP – 9º ANO)
Substâncias simples e compostas
     A molécula de água é formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. Já o gás nitrogênio, que existe na atmosfera, é formado pela união de dois átomos de nitrogênio. O mesmo vale para o gás oxigênio. Dizemos então que o oxigênio é uma substância simples, já que é formado pela união de átomos quimicamente iguais. A água é uma substância composta, pois é formada pela união de átomos diferentes.
     Algumas substâncias compostas são formadas por íons diferentes, como é o caso do cloreto de sódio, que tem íons de sódio e de cloro. Portanto, uma substância pura pode ser simples, quando é formada por apenas um tipo de átomo, ou composta, quando em sua fórmula há mais de um tipo de átomo ou de íon.
Com base nas informações do texto, constata-se que um exemplo de substância composta é o gás
(A) hélio.
(B) ozônio.
(C) xenônio.
(D) carbônico.
Resolução:
Com base nas informações do texto, pode-se concluir que uma substância composta é a que possui íons diferentes, sendo assim, apenas o gás carbônico se enquadra como resposta, pois o CO2 é formado por dois oxigênios e um carbono.
Alternativa: D

25) (SIMULADO SARESP – 9º ANO)
O que é o espirro?
     Espirro ocorre quando as vias respiratórias expulsam qualquer substância estranha, como vírus, pólen, poeira, ácaros, entre outras. Isso porque é trabalho do nariz limpar o ar que é inalado, fazendo com que a maior parte das sujeiras ou partículas de bactérias fiquem presas no muco, que será posteriormente digerido no estômago. Com isso o corpo neutraliza a maioria dos invasores e potenciais causadores de doenças. Contudo, algumas vezes, essas partículas irritam o nariz ou a garganta, e então ocorre o espirro.
O espirro pode ser classificado, como
(A) reflexo involuntário.
(B) ato controlável.
(C) ação hormonal.
(D) resposta muscular.
Resolução:
Com base nas informações do texto, o espirro é uma reação à obstrução da cavidade nasal e defesa do organismo que expulsa qualquer substância estranha do aparelho respiratório. Sendo assim, o espirro é um reflexo involuntário do organismo.
Alternativa: A

26) (SIMULADO SARESP – 9º ANO)
Como é produzido o leite materno?
     O leite materno é produzido sob o comando de vários hormônios que começam a agir no corpo da mulher ainda antes de o bebê nascer. É durante a gravidez, por exemplo, que os seios vão sendo preparados para virar uma poderosa usina de um alimento especial. Em função dos hormônios estrógeno e progesterona – secretados pela placenta –, as mamas ficam maiores, mais sensíveis e têm seus vasos sanguíneos dilatados. Já a produção do leite propriamente dito só tem início após o parto, quando outros hormônios, como a prolactina e a ocitocina, entram em cena. Eles estimulam certas células dos seios a fabricarem o líquido precioso. “Esse processo lembra o de uma fábrica, que trabalha por demanda: quanto mais o bebê mama, mais leite a mãe produz”, afirma o pediatra Marcus Renato de Carvalho, da Clínica Interdisciplinar de Apoio à Amamentação do Rio de Janeiro.
Os hormônios citados no texto são lançados no sangue através
(A) da tireoide.
(B) da hipófise.
(C) do pâncreas.
(D) da suprarrenal.
Resolução:
A hipófise é responsável pela produção de hormônios, como Gh, TSH, entre outros. E lança no sangue ADH, prolactina e ocitocina.
Alternativa: B

27) (SIMULADO SARESP – 9º ANO)
Campanha “camisinha na folia” destaca a prevenção durante o carnaval
     Meio milhão de preservativos serão distribuídos; técnicos e agentes do Programa Municipal de DST/Aids vão orientar sobre os riscos de transmissão e a importância do uso da camisinha.
     O uso do preservativo ainda é a alternativa mais eficaz e segura na prevenção das DST e da AIDS. Por isso, a estratégia de distribuição de camisinhas em pontos de grande concentração de pessoas nesta época do ano é fundamental. Estimativas do Ministério da Saúde indicam que existem hoje no Brasil cerca de 630 mil pessoas vivendo com o vírus. Destas, 255 mil nunca teriam feito o teste e, por isso, não conhecem sua sorologia.
Além da medida citada no texto, outras medidas devem ser tomadas para evitar o contágio pelo vírus da Aids. Considerando os meios de transmissão, pode-se afirmar que é desnecessário
(A) informar o(a) parceiro(a) quando se é soropositivo.
(B) deixar de doar sangue em bancos de sangue dos hospitais.
(C) esterilizar objetos, como alicates de cutícula e lâminas de depilação.
(D) evitar a permanência em lugares com aglomeração de pessoas.
Resolução:
Para que ocorra a transmissão é necessário contato sexual, compartilhamento de seringas ou objetos cortantes com pessoas portadoras do vírus e/ou transfusão de sangue contaminado. O HIV também é transmitido da mãe portadora do vírus para o filho durante a gravidez e na amamentação. Em casos de transplante de órgãos e inseminação artificial a contaminação também pode ocorrer. Mas, como não é transmitida pelo ar, a permanência em locais com aglomeração de pessoas não implica risco de contaminação. Portanto, é uma medida desnecessária.
Alternativa: D

28) (SIMULADO SARESP – 9º ANO)
Miopia
     Em geral, a imagem se forma exatamente sobre a retina, e a visão é nítida. Algumas pessoas, porém, possuem o globo ocular mais alongado ou uma lente mais espessa. Nesse caso, o ponto em que a imagem é focalizada fica um pouco à frente da retina. Se o objeto está próximo do olho, a lente consegue mudar de forma e se acomodar. Mas os objetos mais distantes passam a ser vistos fora de foco, o que resulta na dificuldade de enxergar de longe: é a miopia. Para corrigir o problema de visão explicado no texto, as lentes oculares adequadas são as
(A) planas.
(B) biconvexas.
(C) divergentes.
(D) convergentes.
Resolução:
Segundo as informações do texto, a miopia é uma dificuldade para focalizar objetos distantes. Sendo assim, as lentes divergentes desviam os raios luminosos e fazem com que a imagem se forme na retina.
Alternativa: C

29) (SIMULADO SARESP – 9º ANO)
Isolamento acústico em sua casa ou escritório
     Garanta conforto para ambientes comerciais e residenciais através das janelas e portas antirruídos.
     Todos os modelos de esquadrias acústicas de PVC podem ser produzidos com vidros de tripla camada de espessura laminados com PVB (Polivinil Butiral), insulados e com câmara de vácuo (em alguns casos é usado gás) entre os vidros para assegurar um conforto térmico e acústico.
     As camadas de vidro e vácuo chegam a até 30 mm e diminuem as ondas sonoras e também as ondas de calor, reduzindo principalmente a poluição sonora e, em paralelo, diminuindo a troca de calor do ambiente interno com o ambiente externo, trazendo assim uma economia nos gastos de energia.
Com base nas informações do texto, pode-se concluir que
(A) o raio de luz precisa do ar para se propagar.
(B) o som precisa do ar para se propagar.
(C) o som se propaga mais rápido no vácuo.
(D) o raio de luz precisa do som para se propagar
Resolução:
O som é uma onda mecânica que necessita de um meio para se propagar. Sendo assim, em ambientes que necessitam de menos poluição sonora é utilizado o vidro antirruído que impede que o som se propague em sua camada de vácuo.
Alternativa: B

30) (SIMULADO SARESP – 9º ANO) Diferentemente do que parece, a Terra não está parada. Os movimentos do planeta afetam o que acontece na superfície. Não percebemos daqui, mas o planeta gira o tempo todo em torno de si mesmo.
Qual a duração desse movimento e qual o efeito dele na superfície da Terra?
(A) 7 dias e marca uma fase da Lua.
(B) 28 dias e determina as fases da Lua.
(C) 365 dias e determina as estações do ano.
(D) 24 horas e determina a sucessão de dias e noites.
Resolução:
O movimento em que a Terra gira em torno de si mesma é o de rotação. É um movimento de 24 horas que corresponde à duração dos dias na Terra.
Alternativa: D

31) (SIMULADO SARESP – 9º ANO)
Marte, Vênus e a Lua podem ser vistos em conjunção
na noite desta sexta-feira
     “A melhor hora para observar a conjunção é assim que começa a escurecer, cerca de uma hora após o pôr-do-sol”, afirma Gustavo Rojas, astrofísico da Universidade Federal de São Carlos. A aproximação ocorre na direção da constelação de peixes, então é preciso olhar na direção Oeste, onde o Sol desaparece.
     “A Lua é o astro mais brilhante, seguida por Vênus e depois por Marte”, afirma Alexandre Amorim, coordenador de observações do Núcleo de Estudos e Observação Astronômica José Brazilício de Souza, vinculado ao Instituto Federal de Santa Catarina.
A diferença de brilho entre os astros deve-se ao fato de
(A) os mais brilhantes serem maiores.
(B) os mais brilhantes serem menores.
(C) os mais brilhantes estarem mais próximos da Terra.
(D) os mais brilhantes estarem mais distantes da Terra.
Resolução:
Podemos associar o brilho de um astro com sua distância do planeta de onde a observação está sendo realizada. Essa regra só pode ser aplicada para astros, pois não possuem luz própria. Quando se trata de estrelas, outros fatores como tamanho, intensidade e brilho são analisados.
Alternativa: C

32) (SIMULADO SARESP – 9º ANO) O celular é regulamentado para funcionar em uma faixa de frequência de 10 MHz a aproximadamente 300 GHz, assim como o rádio que emite ondas entre 30 MHz e 300 MHz. Outros aparelhos que se enquadram na lista são a TV, os satélites e os aparelhos de raios X.
Com base nas informações do texto, os aparelhos citados possuem em comum o fato de que
(A) pertencem à categoria de aparelhos eletrodomésticos.
(B) trabalham à base de ondas mecânicas.
(C) funcionam na mesma faixa de frequência.
(D) trabalham à base de ondas eletromagnéticas.
Resolução:
É necessário observar, primeiramente, que os aparelhos citados no texto não pertencem à mesma categoria. Os satélites e os aparelhos de raio X, por exemplo, não são eletrodomésticos. A partir daí, é preciso prestar atenção às formas de funcionamento dos aparelhos. Os satélites, por exemplo, que estão fora da atmosfera terrestre, enviam sinais de onda dentro de um ambiente em que não há um meio (ar, água, metais sólidos, etc.) Todos os aparelhos funcionam à base de ondas eletromagnéticas, porque essas ondas são resultado de combinações de campos elétricos com os campos magnéticos.
Alternativa: D

33) (SIMULADO SARESP – 9º ANO) Observe as densidades na tabela a seguir:
Considerando os dados da tabela e o fato de que a água do mar é uma solução composta por água e outras substâncias, pode-se afirmar que
(A) a densidade da água diminui quando são adicionados componentes que são solúveis nela.
(B) a densidade da água aumenta quando se adicionam novos componentes à mistura.
(C) a densidade da água diminui na mesma medida em que se adicionam componentes à mistura.
(D) a densidade da água aumenta quando é necessário que haja aumento das moléculas de água para diluir os componentes da mistura.
Resolução:
Ao observar a diferença entre as densidades, é necessário considerar que a água pura é uma substância, enquanto que a água do mar é uma mistura. Logo, ao se adicionar componentes à mistura, naturalmente a densidade também irá aumentar.
Alternativa: B

34) (SIMULADO SARESP – 9º ANO)
Satélites Artificiais
      O sistema GPS é muito usado pelas forças armadas (principalmente a norte-americana), nos sistemas de defesa e lançamento de mísseis teleguiados, pois, devido à sua extrema precisão – de centímetros –, possibilita acertar um alvo a quilômetros de distância com margem de erro inferior a meio metro. É muito comum seu uso também em embarcações (iates, lanchas e navios) em substituição à bússola. Importante salientar que tudo isso só é possível graças ao auxílio dos satélites artificiais, sem os quais o volume e a qualidade das informações que nós nos acostumamos a receber seriam muito inferiores.
Os satélites citados no texto transmitem informação via
(A) ondas mistas.
(B) ondas mecânicas.
(C) ondas longitudinais.
(D) ondas eletromagnéticas.
Resolução:
Os satélites artificiais estão em órbita no vácuo, ou seja, fora da atmosfera terrestre. O tipo de onda que é emitida por eles são ondas eletromagnéticas, que podem se propagar tanto pelo vácuo como em um meio, como, por exemplo, o ar e a água. As ondas eletromagnéticas são transversais e podem ser caracterizadas pela direção de vibração do campo elétrico.
Alternativa: D

35) (SIMULADO SARESP – 9º ANO)
     Existem diversas teorias sobre a visão das cores. A teoria mais aceita preconiza que existem três tipos de cones (receptores): sensíveis à luz vermelha, sensíveis à luz verde e sensíveis à luz azul. A luz branca, ao incidir sobre a retina do olho humano, estimularia igualmente todos os receptores. A luz vermelha, ao incidir sobre a retina, apenas estimularia os receptores sensíveis àquela radiação, provocando a percepção visual da cor vermelha. Quando a cor amarela é vista, a sensação resulta do fato de que tanto os receptores sensíveis ao verde quanto ao vermelho estão sendo estimulados com a mesma intensidade.
     O primeiro cientista a provar que a sensação de luz branca era o resultado da existência simultânea de “luzes” de vários matizes foi Isaac Newton, através de um experimento simples, que consistiu em fazer incidir um feixe de luz branca sobre um prisma. A luz emergente do prisma projetada num anteparo branco resultou numa sucessão de diferentes matizes semelhantes às observadas em um arco-íris. O fato de o prisma promover a decomposição da luz branca comprova a natureza ondulatória da radiação, visto que esta se deve à variação do índice de refração do prisma nos diferentes comprimentos de onda. Cada matiz decomposto está, dessa forma, associado a uma determinada frequência de radiação ou comprimento de onda.
Tomando como referência as informações do texto e analisando a emissão de luz solar no seu ponto de partida, podemos concluir que o Sol
(A) emite luz branca.
(B) emite luzes multicoloridas.
(C) emite luz amarela.
(D) emite luzes vermelhas e verdes.
Resolução:
A cor-luz, ou colorido, é a radiação luminosa visível. A cor é uma sensação provocada pela luz sobre o órgão da visão. A cor-luz pode ser observada através dos raios luminosos e pode ser decomposta nas cores do espectro luminoso (cores do arco-íris). O que vemos é o espectro das sete cores visíveis que, sobrepostas, originam luz branca. Assim, o branco é a soma de todas as cores. Por outro lado, o preto é a ausência de luz e, por isso, de cor.
Alternativa: B

36) (SIMULADO SARESP – 9º ANO)

 Texto 1: Vale a pena insistir na vacina BCG
     As crianças que não receberam a BCG, vacina contra a tuberculose, nos primeiros meses de vida devem ser vacinadas durante a idade escolar, indica estudo realizado no Brasil por uma equipe de brasileiros com colaboração internacional e publicado na revista científica The Lancet Infectious Diseases. Para chegar a essa conclusão, o grupo de pesquisadores analisou os dados de um estudo que vem acompanhando uma população infantil por nove anos e comparou os custos de tratamento dos casos de tuberculose com o investimento em vacinar as crianças e a proteção que estas ganharam contra a doença.

Texto 2: Anticorpos, vacinas e soros
      As vacinas são produtos constituídos por microrganismos mortos ou atenuados (enfraquecidos) ou, ainda, por toxinas produzidas por esses microrganismos inativadas em laboratório. Assim, as vacinas contêm antígenos incapazes de provocar a doença, mas capazes de induzir o nosso organismo a produzir anticorpos. Dessa forma, se o indivíduo, depois de vacinado, entrar em contato com esses microrganismos, o corpo já terá anticorpos suficientes para sua defesa.
De acordo com o exposto, a vacina contra a tuberculose, assim como qualquer outra vacina contra agentes de doenças infectocontagiosas, aumenta a imunidade das pessoas como mecanismo de defesa para o organismo porque
(A) facilita a produção de glóbulos vermelhos pela medula óssea.
(B) possui anticorpos que combatem o agente causador da doença.
(C) contém proteínas que ajudam a exterminar o agente causador da doença.
(D) estimula a produção de anticorpos contra o agente causador da doença.
Resolução:
A vacina é uma substância produzida com bactérias e vírus, ou parte deles, enfraquecidos ou mortos. Ao ser introduzida no ser humano, provoca uma reação do sistema imunológico promovendo a produção de anticorpos específicos contra aquela substância. Dessa forma, a vacina prepara o organismo no caso de infecção pelo respectivo agente patogênico, estimulando o organismo a produzir uma resposta imunológica rápida, para que a doença não se desenvolva ou, em alguns casos, se apresente de forma mais branda.
Alternativa: D

37) (SIMULADO SARESP – 9º ANO)
Doenças do sistema cardiovascular
     O fator dieta é um dos participantes no desenvolvimento da degeneração das artérias. Os cuidados dietéticos são importantes desde os primeiros anos de vida de uma pessoa, pois é na infância que criamos os nossos hábitos alimentares. Cabe aos pais e avós conduzirem as crianças para uma dieta saudável que vai beneficiá-las em anos posteriores.
     Criar maus hábitos de alimentação faz com que as crianças se acostumem a comer aquilo que pode prejudicá-las quando adultos.
     Todos sabem que as comidas da vovó, os quitutes das festas, as delícias dos restaurantes, tipo comida ligeira, são muito sedutoras para as crianças, que, podendo, comerão sempre o que lhes agrada. Acabarão propensas a desenvolver a obstrução das artérias por placas de gordura. Cabe aos responsáveis “segurá-los” nestes impulsos. Se necessário, procurar a ajuda de um médico.
Qual é a doença do sistema cardiovascular à qual o texto se refere?
(A) Obesidade.
(B) Aterosclerose.
(C) Arritmia cardíaca.
(D) Insuficiência hepática.
Resolução:
Os maus hábitos alimentares estão relacionados a diversos problemas em nosso organismo. Quando se trata de uma doença cardiovascular, o fator dieta pode causar a degeneração e obstrução das artérias, doença conhecida como aterosclerose.
Alternativa: B

38) (SIMULADO SARESP – 9º ANO)
Vantagens
     – Possibilita o “fechamento” do ciclo do carbono (CO2), contribuindo para a estabilização da concentração desse gás na atmosfera (isso contribui para frear o aquecimento global);
     – No caso específico do Brasil, há grande área para cultivo de plantas que podem ser usadas para a produção de biocombustíveis;
     – Geração de emprego e renda no campo (isso evita o inchaço das cidades);
     – Menor investimento financeiro em pesquisas (as pesquisas de prospecção de petróleo são muito caras);
     – Redução do lixo no processo de produção, os restos (bagaços) são utilizados para obter energia na fabricação;
     – Manuseio e armazenamento mais seguros que os combustíveis fósseis.
As vantagens apresentadas acima correspondem ao uso do combustível
(A) etanol.
(B) diesel.
(C) gasolina.
(D) gás natural.
Resolução:
Combustível gerado a partir de uma planta é considerado um combustível renovável, não deriva do petróleo. Etanol deriva da cana-de-açúcar e promove menos malefícios para a natureza, pois sua queima fecha o ciclo do carbono promovendo uma queima completa em sua combustão.
Alternativa: A

39) (SIMULADO SARESP – 9º ANO)
     A glândula hipófise regula as funções hormonais essenciais de crescimento, desenvolvimento, reprodução, homeostasia do estresse e controle metabólico. Por seu papel proeminente no controle destes processos, a hipófise recebeu a denominação de glândula-mestra.
     A hipófise anterior sintetiza e secreta o hormônio adrenocorticotrópico (ACTH), hormônio do crescimento (GH), prolactina (PRL), hormônio estimulador da tireoide (TSH), hormônio folículo--estimulante (FSH) e hormônio luteinizante (LH). A hipófise posterior secreta vasopressina (também conhecida como ADH) e ocitocina (OCT), que são sintetizados no hipotálamo.
As glândulas responsáveis por produzir e secretar hormônios de caracteres sexuais são estimuladas pelo
(A) GH.
(B) TSH.
(C) ADH.
(D) FSH e LH.
Resolução:
Os hormônios citados são produzidos na hipófise. O FSH estimula o crescimento e desenvolvimento dos folículos ovarianos na mulher, e a proliferação do epitélio germinativo e espermatogênese no homem. Já o LH é um dos maiores responsáveis pela ovulação. Mantém o corpo lúteo em atividade, na mulher, e estimula a produção de testosterona pelas células de Leydig, células que se encontram entre os túbulos seminíferos nos testículos do homem.
Alternativa: D

40) (SIMULADO SARESP – 9º ANO)
Puberdade feminina
     A mudança inicial da maturação sexual feminina é o aparecimento do broto mamário, ou seja, um pequeno “botão” ou nódulo localizado na região sob o mamilo e que muitas vezes pode ser doloroso ao toque. Este é o primeiro sinal da puberdade, chamado também de “telarca” pelos pediatras. Após esta fase, há o aumento gradativo dos mamilos, tecido mamário e aréolas, até adquirir a conformação adulta. Em paralelo, há o aumento dos pelos pubianos – geralmente a partir dos 9 anos: no início os pelos são longos, finos e lisos somente na região dos grandes lábios, e com o passar do tempo aumentam de tamanho, tornam-se crespos e se espalham pela região pubiana até a região interna da coxa, em seu último estágio. No início os ciclos menstruais podem ser irregulares no fluxo, duração ou intervalo. No início (geralmente) ocorrem ciclos sem ovulação (60 a 80% dos casos), porém não é a regra e continua havendo risco de gravidez.
Os hormônios responsáveis pelas mudanças descritas no texto são
(A) tireoide e ocitocina.
(B) insulina e glucagon.
(C) estrógeno e progesterona.
(D) testosterona e somatotropina.
Resolução:
Os principais hormônios de características sexuais secundárias são a progesterona e o estrógeno. Esses hormônios provocam mudanças, como por exemplo, o crescimento dos seios, o alargamento da bacia, o afinamento da cintura e o nascimento de pelos por várias regiões do corpo.
Alternativa: C

41) (SIMULADO SARESP – 9º ANO)
Acidentes elétricos
     Frequentemente alertamos sobre os riscos de acidentes e prejuízos envolvendo surtos elétricos de todos os tipos, principalmente provenientes dos raios. Mas a eletricidade, que tanto nos ajuda e praticamente define o estilo de vida da sociedade nos dias de hoje, também pode ser perigosa e, por isso, sugerimos algumas formas de prevenção contra acidentes domésticos envolvendo eletricidade e aparelhos elétricos.
     Uma pesquisa da Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade) revela que 86% dos entrevistados já levaram algum tipo de choque elétrico, sendo que destes, 23% foram causados por eletrodomésticos, 22% pelos chuveiros elétricos e 20% em tomadas e trocas de lâmpadas.
A medida mais eficiente para evitar acidentes como os mencionados no texto é
(A) engraxar as ferramentas e armazená-las de maneira correta.
(B) utilizar apenas ferramentas com ponta imantada.
(C) secar bem as mãos para evitar o contato com a eletricidade.
(D) desligar a chave de distribuição antes de qualquer manutenção.
Resolução:
Para evitar choques é recomendado desligar a eletricidade do local a ser mexido, para que em um possível erro ou descuido não haja eletricidade no ponto de contato com a pessoa que está realizando a manutenção.
Alternativa: D

42) (SIMULADO SARESP – 9º ANO) A câmara escura de orifício é um objeto totalmente fechado, com as paredes opacas e um pequeno orifício em uma das faces. O olho humano se comporta como uma câmara escura de orifício, onde a luz entra pela íris, e o orifício central é a pupila.
Após penetrar a pupila, a luz chega à região oposta chamada de
(A) íris.
(B) retina.
(C) córnea.
(D) cristalino.
Resolução:
Os olhos funcionam da seguinte forma: a íris controla a intensidade de luz que é recebida pela pupila para que a imagem se forme na região oposta, chamada de retina.
Alternativa: B

43) (SIMULADO SARESP – 9º ANO)
     Já não é novidade que a prática de atividades físicas proporciona incontáveis benefícios para saúde. E, ainda assim, a grande maioria da população é sedentária. Qualquer pessoa que não pratique atividades físicas regulares, seja uma caminhada ou esportes como o futebol, por exemplo, pode ser considerada sedentária.
     Dentre as consequências de um estilo de vida sedentário, destacam-se as doenças cardiovasculares. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 33% das mortes no Brasil estão relacionadas a doenças cardiovasculares.
Considerando o problema de sedentarismo abordado no texto, a prática de atividades físicas pode colaborar na prevenção das doenças cardiovasculares porque proporciona
(A) o aumento de substâncias anti-inflamatórias, diminuição do colesterol e da glicemia.
(B) o fortalecimento dos músculos, redução da pressão sanguínea e dos níveis de colesterol.
(C) a redução da gordura acumulada em vasos sanguíneos e glicemia, além da redução da pressão sanguínea.
(D) a redução da pressão sanguínea e dos níveis de colesterol e perda de peso pelo aumento da sensação de saciedade.
Resolução:
As doenças cardiovasculares são um grave problema e estão relacionadas ao estilo de vida dos indivíduos. Dentre os fatores de proteção contra estas doenças destacam-se a prática de exercícios físicos e a boa alimentação.
Para chegar à resolução, é necessário identificar no texto algumas das causas das doenças cardiovasculares e identificar hábitos de vida, como a prática de exercícios, que podem atuar como fator de proteção, elencando os mecanismos pelos quais esta prática alcança seus benefícios.
Alternativa: B

44) (SIMULADO SARESP – 9º ANO)
Sistema imunológico
     No organismo existem mecanismos de defesa naturais que o protegem das agressões impostas por diferentes agentes que entram em contato com suas diferentes estruturas. Ao longo da vida, são produzidas células alteradas, mas esses mecanismos de defesa possibilitam a interrupção desse processo, com sua eliminação subsequente. A integridade do sistema imunológico, a capacidade de reparo do DNA danificado por agentes cancerígenos e a ação de enzimas responsáveis pela transformação e eliminação de substâncias cancerígenas introduzidas no corpo são exemplos de mecanismos de defesa. Esses mecanismos, próprios do organismo, são na maioria das vezes geneticamente pré-determinados, e variam de um indivíduo para outro. Esse fato explica a existência de vários casos de câncer numa mesma família, bem como o porquê de nem todo fumante desenvolver câncer de pulmão.
     Sem dúvida, o sistema imunológico desempenha um importante papel nesse mecanismo de defesa. Ele é constituído por um sistema de células distribuídas numa rede complexa de órgãos, como o fígado, o baço, os gânglios linfáticos, o timo e a medula óssea, e circulando na corrente sanguínea. Esses órgãos são denominados órgãos linfoides e estão relacionados com o crescimento, o desenvolvimento e a distribuição das células especializadas na defesa do corpo contra os ataques de “invasores estranhos”. Dentre essas células, os linfócitos desempenham um papel muito importante nas atividades do sistema imune, relacionadas às defesas no processo de carcinogênese.
     Cabe aos linfócitos a atividade de atacar as células do corpo infectadas por vírus oncogênicos (capazes de causar câncer) ou as células em transformação maligna, bem como de secretar substâncias chamadas de linfocinas. As linfocinas regulam o crescimento e o amadurecimento de outras células e do próprio sistema imune. Acredita-se que distúrbios em sua produção ou em suas estruturas sejam causas de doenças, principalmente do câncer.
De acordo com o texto, a relação entre o sistema imunológico e o combate ao câncer justifica-se pelo fato de que
(A) o sistema imunológico é constituído por células distribuídas em diversos órgãos, podendo agir em diversas partes do corpo.
(B) o organismo produz células alteradas ao longo da vida e o sistema imunológico reage tentando interromper esse processo.
(C) as linfocinas regulam o crescimento e o amadurecimento de outras células e do próprio sistema imunológico.
(D) as células cancerígenas são células alteradas e possuem a capacidade de se multiplicar no organismo, gerando lesões e tumores.
Resolução:
Uma das causas do câncer é o surgimento e a multiplicação de células alteradas no organismo.
O sistema imunológico tem como uma de suas funções localizar células alteradas e combatê-las. Dessa forma, a relação entre o sistema imunológico e o câncer está no fato de que as células de defesa do sistema imunológico combatem as células que apresentam qualquer anomalia, evitando que se multipliquem.
Alternativa: B

45) (SIMULADO SARESP – 9º ANO)
Adrenalina: lutar ou amarelar
     Quando o ser humano vivia em cavernas, precisava de um estímulo físico para caçar a própria comida – e correr para não virar comida das feras. A adrenalina tinha uma função vital. Hoje em dia, ela pode ser prejudicial. Os momentos de tensão, atualmente, ocorrem quando você está, por exemplo, no trabalho, diante do seu chefe. Como você não pode pular no pescoço dele nem sair correndo, toda a cadeia de reações bioquímicas iniciada para lidar com o “perigo” deixa de ser usada como deveria. É o estresse. “Em situações tensas, o aumento de adrenalina pode ser modesto, mas quando isso ocorre de forma continuada, é um problema”, alerta o endocrinologista Cláudio Elias Kater, professor da Universidade Federal de São Paulo.
Como é chamada a glândula responsável pela liberação do hormônio descrito no texto?
(A) Tireoide.
(B) Hipófise.
(C) Pâncreas.
(D) Suprarrenal.
Resolução:
O hormônio citado no texto é a adrenalina, que é produzida pela medula da glândula suprarrenal, acelerando o ritmo cardíaco e respiratório, fazendo o fígado lançar glicose no sangue, contraindo as artérias e desviando mais sangue para os músculos, o que nos permite uma resposta física em uma situação de luta ou fuga.
Alternativa: D