FUVEST 2023 - PARTE I
Professor Diminoi
FUVEST - 2023 – PARTE I
01) (FUVEST) Estrangeirismos são palavras e expressões de outras línguas usadas correntemente em nosso cotidiano. Sobre o emprego de palavras estrangeiras no português, o linguista Sírio Possenti comenta:
Tomamos alguns verbos do inglês e os adaptamos a nosso sistema verbal exclusivamente segundo regras do português. Se adotarmos start, logo teremos estartar (e todas as suas flexões), pois nossa língua não tem sílabas iniciais como st-, que imediatamente se tornam est-. A forma nunca será startar, nem ostartar ou ustartar, nem estarter ou estartir, nem printer ou printir, nem atacher ou atachir etc., etc., etc.
As alternativas abaixo reproduzem trechos de um fórum de discussão na Internet sobre um jogo eletrônico. Nessa discussão, um jogador queixa-se por não ter conseguido se conectar a uma partida e ter perdido pontos. Escolha a alternativa que contém um exemplo do processo de adaptação de verbos do inglês para o sistema verbal do português, como descreve Sírio Possenti.
Glossário:
Bug: falha devido ao mau funcionamento em um programa de informática.
Computar: contar, incluir.
Dar load: carregar.
Lolking: site da Internet sobre o jogo
Ranked: partida que dá pontos ao jogador
Server: servidor; em informática, é um programa ou um computador que fornece serviços a uma rede de computadores.
Upar: subir de nível, recarregar.
(A) “Aconteceu logo na manhã deste domingo, quando iniciei uma ranked.”
(B) “Ela não deu load e pensei que era um bug no site.”
(C) “Entrei no lolking para ver se a partida estava sendo computada.”
(D) “Nem upei meu personagem de tanto problema no server.”
Resolução
A forma verbal "upei", contida na alternativa, corresponde fielmente ao processo descrito por Possenti: foi tomada do inglês "up" e adaptada ao nosso sistema verbal, dando origem ao verbo "upar".
Alternativa D
02) (FUVEST) Numa entrevista ao jornal El País em 26 de agosto de 2016, o jornalista Caco Barcellos comenta uma afirmação sua anterior, feita em um congresso de jornalistas investigativos, de que novos profissionais não deveriam “atuar como porta-vozes de autoridades”.
“Tenho o maior encanto e admiração e respeito pelo jornalismo de opinião. O que critiquei lá é quando isso vai para a reportagem. Não acho legítimo. O repórter tem o dever de ser preciso. Pode ser até analítico, mas não emitir juízo. Na reportagem de rua, fico imbuído, inclusive, de melhor informar o meu colega de opinião. Se eu não fizer isso de modo preciso e correto, ele vai emitir um juízo errado sobre aquele universo que estou retratando. E não só ele, mas também o advogado, o sociólogo, o antropólogo e mais para frente o historiador (...) Por exemplo, essa matança que a polícia militar provoca no cotidiano das grandes cidades brasileiras – isso é muito mal reportado pela mídia no seu conjunto. Quem sabe, lá no futuro, o historiador não passe em branco por esse momento da história. Não vai poder dizer ‘olha, os negros pobres do estado mais rico da federação estão sendo eliminados com a frequência de três por dia, um a cada oito horas’. Se o repórter não fizer esse registro preciso e contundente, a cadeia toda pode falhar, a começar pelo jornalista de opinião.”
De acordo com a posição defendida por Caco Barcellos com relação a seus leitores, uma reportagem exige do jornalista
(A)conhecimento preciso do assunto, uma vez que seu objetivo é convencer o leitor a concordar com o que escreve para evitar que ele cometa erros.
(B)investigação e precisão no tratamento do assunto, porque ela vai servir de base a outros artigos, permitindo que o leitor tire suas próprias conclusões.
(C) investigação e precisão na abordagem dos fatos, já que ele também emite seu juízo sobre o assunto, conduzindo o leitor a aceitar a história que narra.
(D)conhecimento preciso dos fatos tratados, para que, no futuro, o leitor seja levado a crer que o repórter registrou sua opinião de forma equilibrada.
Resolução
Para Caco Barcelos, uma reportagem exige "registro preciso e contundente", sem "emitir juízo". Isso é importante porque o repórter fornece subsídios para os jornalistas de opinião, advogados, antropólogos e historiadores expressarem suas visões de mundo. Assim, se o repórter é parcial demais, "a cadeia toda pode falhar", dificultando as conclusões autônomas dos leitores finais desses textos opinativos.
Alternativa B
03) (FUVEST) A fim de dar exemplos de sua teoria da “alma exterior”, o narrador-personagem do conto “O espelho”, de Machado de Assis, refere-se a uma senhora conhecida sua “que muda de alma exterior cinco, seis vezes por ano”.
E, questionado sobre a identidade dessa mulher, afirma: “Essa senhora é parenta do diabo, e tem o mesmo nome: chama-se Legião...” Considerando o contexto dessa frase no conto, pode-se dizer que ela constitui
(A) uma crítica à noção de alma exterior como resultante da influência do mal.
(B) uma consideração cômica que ressalta o nome inusitado da senhora.
(C) uma condenação do comportamento moral da senhora em questão.
(D) uma ironia com a inconstância dos valores sociais associados à alma exterior.
Resolução
A Expressão “legião”, utilizada pelo narrador, remete à opinião pública e aos valores defendidos por ela. O fato de essa legião mudar “cinco, seis vezes ao ano” indica sua volubilidade e a inconstância daqueles valores.
Alternativa D
04) (FUVEST) Durante dois anos o cortiço prosperou de dia para dia, ganhando forças, socando-se de gente. E ao lado o Miranda assustava-se, inquieto com aquela exuberância brutal de vida, aterrado defronte daquela floresta implacável que lhe crescia junto da casa (...).
À noite e aos domingos ainda mais recrudescia o seu azedume, quando ele, recolhendo-se fatigado do serviço, deixava-se ficar estendido numa preguiçosa, junto à mesa da sala de jantar e ouvia, a contragosto, o grosseiro rumor que vinha da estalagem numa exalação forte de animais cansados. Não podia chegar à janela sem receber no rosto aquele bafo, quente e sensual, que o embebedava com o seu fartum de bestas no coito.
Levando em conta o excerto, bem como o texto integral do romance, é correto afirmar que
(A) o grosseiro rumor, a sexualidade desregrada e a exalação forte que provinham do cortiço decorriam, segundo Miranda, do abandono daquela população pelo governo.
(B) os termos “grosseiro rumor”, “animais”, “bestas no coito”, que fazem referência aos moradores do cortiço, funcionam como metáforas da vida pulsante dos seus habitantes.
(C) o nivelamento sociológico na obra O Cortiço se dá não somente entre os moradores da habitação coletiva e o seu senhorio, mas também entre eles e o vizinho Miranda.
(D) a presença portuguesa, exemplificada nas personagens João Romão e Miranda, não é relevante para o desenvolvimento da narrativa nem para a compreensão do sentido da obra.
Resolução
O trecho apresenta os moradores do cortiço (bem como as suas ações) em termos marcados pelo zoomorfismo, que é a atribuição de características animais a comportamentos humanos. O caráter instintivo e exuberante da movimentação do cortiço pode ser entendido como metáfora da vida pulsante de seus habitantes.
Alternativa B
05) (FUVEST)
“ODORICO
Eu sei. É um movimento subversivo procurando me intrigar com a opinião pública e criar problemas à minha administração. Sei, sim. É uma conspiração. Eles não queriam o cemitério. Desde o princípio foram contra. E agora que o cemitério está pronto caem de pau em cima de mim, me chamam de demagogo, de tudo..”
(...)
“ODORICO
Pois eu quero que depois o senhor soletre esta gazeta de ponta a ponta. Neco Pedreira o senhor conhece?
ZECA
Conheço não sinhô.
ODORICO
É o dono do jornal. Elemento perigoso. Sua primeira missão como delegado é dar uma batida na redação dessa gazeta subversiva e sacudir a marreta em nome da lei e da democracia...”
A peça de Dias Gomes é uma crítica a um momento histórico e político da sociedade brasileira. Odorico Paraguassu tornou-se um personagem emblemático desse período porque por meio dele
(A) simbolizou-se a defesa da democracia a qualquer custo. Essa defesa resultou em uma sociedade cindida entre o respeito à lei e o seu uso particular, temas políticos comuns aos países latino-americanos nos anos de 1970.
(B) representaram-se o atropelo da lei constitucional, a relativização da liberdade de imprensa e a construção de um inimigo interno que justificasse o arbítrio das decisões do executivo, próprios aos Anos de Chumbo.
(C) explicitaram-se as leis que regiam a vida política e social de uma nação subdesenvolvida da América Latina na década de 1970, marcada pela inércia e pela cumplicidade dos cidadãos com a corrupção sistêmica do país.
(D) fez-se a defesa da democracia e do respeito irrestrito à lei constitucional para um projeto de nação brasileira da década 1970, que enfrentava o espírito demagógico dos políticos latino-americanos.
Resolução
A peça "O Bem-Amado", de Dias Gomes, foi escrita em 1962 e, portanto, antecede os chamados "Anos de Chumbo". Ainda assim, Odorico Paragassu reúne em si características de um político da ditadura militar brasileira: suas decisões arbitrárias ignoram as leis constitucionais e relativizam a liberdade de imprensa: um exemplo é declarar Neco Pedreira, dono do jornal, um elemento perigoso que precisa ser eliminado em nome do que o prefeito considera democracia.
Alternativa B
06) (FUVEST) Elderly flight passenger throws coins into engine for ‘luck’, delays take-off for hours
China Southern Airlines Flight 380 was held up at the Shanghai Pudong International Airport after an elderly woman passenger caused a disruption, according to the airline’s official WeChat account. An investigation into the incident is under way.
Passengers boarding the flight reportedly saw an elderly woman throwing coins at the engine for “blessings” from the middle of the boarding staircase and alerted the crew. Ground staff said the woman, who appeared to be about 80 and had limited mobility, was accompanied by her husband, daughter and son-in-law.
The captain was quoted as saying the metal, if sucked up by the engine, could have caused serious damage, including failure. The flight was later given a green light and took off at 5.52pm, more than five hours late. It is scheduled to arrive in Guangzhou at 8.14pm.
O que é correto afirmar sobre o incidente relatado na notícia anterior?
(A) Por causa do incidente, o avião chegou a seu destino com cinco horas de atraso, às 17h52.
(B Segundo o piloto, moedas atiradas na turbina do avião causaram sérios danos à aeronave.
(C) Uma idosa chinesa, seu marido, sua filha e seu genro quase provocaram um acidente aéreo.
(D) A ação de alguns passageiros evitou o risco de um grave acidente aéreo.
Resolução
O trecho que confirma a alternativa correta é o seguinte:
"Passengers boarding the flight reportedly saw an elderly woman throwing coins (...) and alerted the crew."
Alternativa D
07) (FUVEST) oral reefs are colorful underwater forests which teem with life and act as a natural protective barrier for coastal regions. The fishes and plants which call them home belong to some of the most diverse ― and fragile ― ecosystems on the planet. Higher sea temperatures from global warming have already caused major coral bleaching events. Bleaching occurs when corals respond to the stress of warmer temperatures by expelling the colorful algae that live within them. Increased levels of atmospheric carbon dioxide result in higher levels of CO2 in the water, leading to ocean acidification, which is also a threat to coral. As the oceans become more acidic, the corals' ability to form skeletons through calcification is inhibited, causing their growth to slow. Increasing sea levels caused by melting sea ice could also cause problems for some reefs by making them too deep to receive adequate sunlight, another factor important for survival.
Considerando o texto e seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.
Os recifes de corais estão seriamente ameaçados pela combinação dos seguintes fatores:
(A) branqueamento das esponjas calcáreas pela exalação de suas algas simbiontes; acidificação marinha em virtude da elevação do nível do mar; e menor taxa fotossintética pelo aumento do CO2 nos oceanos.
(B) bloqueio das conchas dos cnidários pela expulsão de suas algas parasíticas; acidificação marinha em virtude dos maiores níveis de CO2 no ar; e maior incidência de luz solar por causa do degelo das calotas polares.
(C) branqueamento dos pólipos de cnidários pela expulsão de suas algas simbiontes; acidificação marinha em virtude dos maiores níveis de CO2 no ar; e menor taxa fotossintética em razão dos níveis oceânicos elevados.
(D) bloqueio das esponjas calcáreas pela aquisição de algas comensalistas; acidificação marinha em virtude dos maiores níveis de CO2 no ar; e maior incidência de luz solar por causa do degelo das calotas polares
Resolução
Lê-se a confirmação da resposta nas seguintes linhas do texto:
(7) “Bleaching (breanqueamento) occurs when corals respond to the stress of warmer temperatures by expelling the colourful algae that live with them."
(9) "Increased sea levels of atmospheric carbon dioxide result in higher levels of CO2 in the water, leading to ocean acidification ...".
(14) "Increasing sea levels caused by melting sea ice could also cause problems for some reefs by making them too deep to receive adequate sunlight ...".
Alternativa C
08) (FUVEST) As plantações de mandioca encontradas pelas saúvas cortadeiras nas roças indígenas eram apenas uma entre várias outras. Em muitas situações, a composição química das folhas favorecia a escolha de outras plantas e a folhagem da mandioca era cortada apenas quando as preferidas das saúvas não eram suficientes. Já na agricultura comercial, machados e foices de ferro permitiam abrir clareiras em uma escala maior, resultando em grande homogeneidade da flora. Nas lavouras de mandioca de finais do século XVII e do início do século XVIII, as folhas da mandioca tornavam-se uma das poucas opções das formigas. Depois de mais algumas colheitas, a infestação das formigas tornava-se insuportável, por vezes causando o completo despovoamento humano da área.
A partir da leitura do texto e de seus conhecimentos sobre História do Brasil Colônia, assinale a alternativa correta.
(A) A principal diferença entre as lavouras indígenas e a agricultura comercial colonial estava no uso de queimadas pelos europeus, o que não era praticado pelas populações autóctones.
(B) Comparadas à mandioca cultivada pelos indígenas, as novas espécies de mandioca trazidas da Europa eram menos resistentes às formigas cortadeiras, e por isso mais susceptíveis à infestação.
(C) Os colonizadores introduziram no território colonial novas espécies de mandioca e milho, que desequilibraram o sistema agrícola ameríndio, baseado no sistema rotativo de plantação.
(D) A agricultura comercial tendia à homogeneização da flora nas lavouras da América Portuguesa, combinando tradições europeias de plantio com práticas indígenas.
Resolução
O cultivo de determinadas sociedades indígenas objetivava a complementação alimentar e não o comércio em larga escala, por isso o solo não era amplamente preparado exclusivamente para a lavoura. Após o início da colonização, tendo os portugueses interesse econômicos na exploração da terra, utilizaram para tal, técnicas de produção que tendiam a homogeneização da flora, combinando tradições europeias em plantio com práticas indígenas, como o cultivo de mandioca e milho.
Alternativa D
09) (FUVEST) Vistas em conjunto, as aspirações ruralistas não eram contraditórias ou incompatíveis com o programa desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek. A ideia de incompatibilidade entre o projeto nacional desenvolvimentista e os interesses agrários era uma ficção.
Considerando a composição do setor rural nacional e o programa desenvolvimentista do governo JK, é correto afirmar que:
(A) A "Marcha para o Oeste" obteve grande êxito porque, além dos grandes ruralistas, conseguia atender também aos interesses dos pequenos posseiros, trabalhadores sem terra e indígenas.
(B) O desenvolvimentismo atendia às ambições da oligarquia rural, em função das políticas de modernização da agricultura, permitindo que ela se beneficiasse da expansão do mercado consumidor, um dos desdobramentos da industrialização.
(C) O Plano de Metas do governo JK fracassou porque os interesses do agronegócio se mostraram posteriormente inconciliáveis com as demandas da velha oligarquia rural das regiões Norte e Centro-Oeste.
(D) Os interesses agrários e o projeto de industrialização do nacional-desenvolvimentismo eram compatíveis porque o Partido Trabalhista Brasileiro era composto principalmente pela oligarquia rural.
Resolução
O Presidente Juscelino Kubitschek (1956-1960) incorporou o programa desenvolvimentista em seu governo por meio do Plano de Metas. Apesar da concentração de investimentos no setor industrial, o Plano de Metas fomentou políticas de modernização da agricultura. O decorrente incremento da produção agrícola foi absorvido pela ampliação do mercado consumidor no período, satisfazendo os interesses das aristocracias rurais.
Alternativa B
10) (FUVEST)
A ilustração anterior, com Marie Lavoisier representada à direita, foi produzida nas últimas décadas do século XVIII, e mostra uma experiência para entender a fisiologia da respiração e o papel do oxigênio nela. Considerando o contexto histórico e o seu conhecimento de química, assinale a alternativa correta.
(A) No século XVIII, Marie Lavoisier, como outras mulheres, não participava da produção do conhecimento científico. Por outro lado, seu marido, Antoine Lavoisier, ficou famoso pela frase “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, conhecida como a lei de conservação da quantidade de matéria.
(B) A Revolução Francesa favoreceu cientistas e intelectuais franceses independentemente de suas posições ideológicas e das questões de gênero. É o caso de Marie Lavoisier e de Antoine Lavoisier, este último famoso pela frase “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, conhecida como a lei de conservação das massas.
(C) No século XVIII, as mulheres participavam da produção do conhecimento científico. Marie Lavoisier registrou e publicou muitos dos experimentos feitos pela equipe de seu marido, Antoine Lavoisier, famoso pela frase “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, conhecida como a lei de conservação das massas.
(D) A Revolução Francesa garantiu às mulheres a cidadania e a participação na produção do conhecimento científico. Marie Lavoisier registrou e publicou muitos dos experimentos feitos pela equipe de seu marido, Antoine Lavoisier, famoso pela frase “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, conhecida como a lei de conservação da quantidade de matéria.
Resolução
A ilustração do final do século XVIII, ao apresentar Marie Lavoisier, no canto direito da imagem, evidencia a participação das mulheres na produção do conhecimento científico da época.
Vale mencionar que Marie Lavoisier se destacou pela participação na equipe de Antonie Lavoisier, nos experimentos, nas ilustrações e na tradução de importantes obras científicas. Lavoisier, por sua vez, se torna famoso pelos estudos na década de 1780 que irão resultar na Lei de Conservação das Massas.
Alternativa C
11) (FUVEST) Detroit foi símbolo mundial da indústria automotiva. Chegou a abrigar quase 2 milhões de habitantes entre as décadas de 1960 e 1970. Em 2010, porém, havia perdido mais de um milhão de habitantes. O espaço urbano entrou em colapso, com fábricas em ruínas, casas abandonadas, supressão de serviços públicos essenciais, crescimento da pobreza e do desemprego. Em 2013, foi decretada a falência da cidade. Essa crise urbana vivida por Detroit resulta dos seguintes processos:
(A) ascensão do taylorismo; protecionismo econômico e concorrência com capitais europeus; deslocamento de indústrias para cidades vizinhas.
(B)consolidação do regime de acumulação fordista; protecionismo econômico e concorrência com capitais europeus; deslocamento de indústrias para outros países;
(C) declínio do toyotismo; liberalização econômica e concorrência com capitais asiáticos; deslocamento de indústrias para cidades vizinhas.
(D) ascensão do regime de acumulação flexível; liberalização econômica e concorrência com capitais asiáticos; deslocamento de indústrias para outros países.
Resolução
O colapso econômico do espaço urbano de Detroit foi resultado das transformações que ocorreram no mundo, entre as décadas de 1960 e 1970: no campo da estrutura da produção fabril – como decorrência da expansão do regime de acumulação flexível –, e do fluxo de produção industrial como resultado da internacionalização promovida pelas empresas transnacionais de suas produções. Acrescenta-se a isso o fato de a estrutura industrial de Detroit não ter conseguido como outras cidades dos Estados Unidos adaptar-se à nova realidade industrial.
Alternativa D
12) (FUVEST) Os anfíbios constituem um dos grupos de animais com maior número de espécies ameaçadas de extinção. Entre outras razões, isso ocorre porque eles são suscetíveis à contaminação por substâncias nocivas e à infecção por fungos. Os anfíbios apresentam tal suscetibilidade porque têm
(A) hábitos aquáticos, que os tornam suscetíveis a predadores.
(B) pulmões bem desenvolvidos, que acumulam impurezas e fungos.
(C) sangue frio, que diminui a atividade de enzimas hepáticas.
(D) pele úmida e permeável, que possibilita a respiração cutânea.
Resolução
Fungos se desenvolvem em ambientes úmidos com presença de matéria orgânica, como é o caso da pele de anfíbios que, portanto, é suscetível a fungos parasitas.
Alternativa D
13) (FUVEST) Leia, a seguir, um excerto de “Terrorismo Literário”, um manifesto do escritor Ferréz.
A capoeira não vem mais, agora reagimos com a palavra, porque pouca coisa mudou, principalmente para nós. A literatura marginal se faz presente para representar a cultura de um povo composto de minorias, mas em seu todo uma maioria.
A Literatura Marginal, sempre é bom frisar, é uma literatura feita por minorias, sejam elas raciais ou socioeconômicas. Literatura feita à margem dos núcleos centrais do saber e da grande cultura nacional, isto é, de grande poder aquisitivo. Mas alguns dizem que sua principal característica é a linguagem, é o jeito que falamos, que contamos a história, bom, isso fica para os estudiosos.
Cansei de ouvir: — “Mas o que cês tão fazendo é separar a literatura, a do gueto e a do centro”. E nunca cansarei de responder: — “O barato já tá separado há muito tempo, foi feito todo um mundo de teses e de estudos do lado de lá, e do de cá mal terminamos o ensino dito básico.”
Ferréz defende sua proposta literária como uma
(A) descoberta de que é preciso reagir com a palavra para que não haja separação entre a grande cultura nacional e a literatura feita por minorias.
(B)comprovação de que, sendo as minorias de fato uma maioria, não faz sentido distinguir duas literaturas, uma do centro e outra da periferia.
(C) manifestação de que a literatura marginal tem seu modo próprio de falar e de contar histórias, já reconhecido pelos estudiosos.
(D) constatação de que é preciso reagir com a palavra e mostrar-se nesse lugar marginal como literatura feita por minorias que juntas formam uma maioria.
Resolução
Ao tratar do seu projeto literário, Ferréz afirma que “agora reagimos com a palavra”.
Essa forma de literatura mostra-se em um “ lugar marginal”, pois, segundo o escritor, ela é feita “à margem dos núcleos centrais do saber e da grande cultura nacional”. Além disso, é feita por minorias que formam uma maioria, já que, para Ferréz, representa “a cultura de um povo composto de minorias, mas, em seu todo, uma maioria".
Alternativa D
14) (FUVEST)
Considerando os sentidos produzidos pela tirinha, é correto afirmar que o autor explora o fato de que palavras como “ontem”, “hoje” e “amanhã”
O título do romance Caminhos cruzados, de Érico Veríssimo,
(A) alude às dificuldades vividas pelas personagens mais representativas da elite urbana, além de sugerir que nenhum homem é uma ilha.
(B) sugere que a vida social das personagens é constituída pelo conjunto de relações econômicas e psicológicas dos indivíduos.
(C) remete à técnica narrativa do romance, no qual várias histórias são relacionadas, sem o estabelecimento de um protagonista principal.
(D) simboliza as relações de poder da classe burguesa emergente e o seu desejo de controlar a conduta ética da sociedade.
Resolução
Érico Veríssimo escreveu “Caminhos Cruzados” em 1935, tendo traduzido o romance “Contraponto”, de Aldous Huxley, em 1928, livro com histórias que se encontram e que não possuem um protagonista definido. A técnica passou a ser conhecida como “técnica do contraponto” e foi utilizada na composição de “Caminhos Cruzados”, conforme é sugerido no título.
Alternativa C
15) (FUVEST) Leia abaixo duas passagens do poema “Olá! Negro”, de Jorge de Lima.
“A raça que te enforca, enforca-se de tédio, negro!
E és tu que a alegras ainda com os teus jazzes.
Com os teus songs, com os teus lundus!”
(...) “Não basta iluminares hoje as noites dos brancos com teus jazzes.
Olá, Negro! O dia está nascendo! O dia está nascendo ou será a tua gargalhada que vem vindo?”
Considerando o livro Poemas negros como um todo e a poética de Jorge de Lima, é correto afirmar que o último verso citado
(A) manifesta o desprezo do negro pela situação decadente da cultura do branco.
(B) realiza a aproximação entre a alegria do negro e uma ideia de futuro.
(C) remete à vingança do negro contra a violência a que foi submetido pelo branco.
(D) funciona como um lamento, já que o nascer do dia não traz justiça social.
Resolução
Em “Poemas Negros”, Jorge de Lima apresenta como positivas as contribuições culturais e étnicas trazidas pelos africanos ao Brasil. No excerto do poema “Olá! Negro” faz-se uma exortação ao negro, para que ele não se iniba em trazer a alegria de sua música para os “brancos”. A referência ao dia que nasce pode ser associada à ideia de um futuro em que a participação social do negro seja mais bem reconhecida.
Alternativa B
16) (FUVEST) O brasileiro João Guimarães Rosa e o irlandês James Joyce são autores reverenciados pela inventividade de sua linguagem literária, em que abundam neologismos. Muitas vezes, por essa razão, Guimarães Rosa e Joyce são citados como exemplos de autores "praticamente intraduzíveis". Mesmo sem ter lido os autores, é possível identificar alguns dos seus neologismos, pois são baseados em processos de formação de palavras comuns ao português e ao inglês.
Entre os recursos comuns aos neologismos de Guimarães Rosa e de James Joyce, estão:
Onomatopeia (formação de uma palavra a partir de uma reprodução aproximada de um som natural, utilizando-se os recursos da língua); e
Derivação (formação de novas palavras pelo acréscimo de prefixos ou sufixos a palavras já existentes na língua).
Os neologismos que aparecem nas opções abaixo foram extraídos de obras de Guimarães Rosa (GR) e James Joyce (JJ). Assinale a opção em que os processos (i) e (ii) estão presentes:
(A) Quinculinculim (GR, No Urubuquaquá, no Pinhém) e tattarrattat (JJ, Ulisses).
(B) Transtrazer (GR, Grande sertão: veredas) e monoideal (JJ, Ulisses).
(C) Rtststr (JJ, Ulisses) e quinculinculim (GR, No Urubuquaquá, no Pinhém).
(D) Tattarrattat (JJ, Ulisses) e inesquecer-se (GR, Ave, Palavra).
Resolução
O neologismo "Tattarrattat" nasce de uma tentativa de emitir, pelos fonemas da língua, sons do mundo natural o que configura uma onomotopeia. Em Ulisses, a palavra designa o barulho de alguém batendo em uma porta.
Já "inesquecer-se" é formada por prefixação, a partir da base "esquecer-se". O prefixo em questão (in-) denota negação.
Alternativa D
17) (FUVEST)
Os panfletos acima foram distribuídos na entrada de uma assembleia de estudantes universitários, reunidos para discutir um pedido de reforma nos banheiros do campus. Assinale a opção correta.
(A) O panfleto (A) defende, de maneira irônica, a criação de mais banheiros públicos unissex.
(B) O panfleto (B) recomenda bater na porta ou avisar verbalmente antes de entrar em um banheiro unissex.
(C) O panfleto (A) critica pessoas que se preocupam excessivamente com questões de assédio sexual.
(D) O panfleto (B) argumenta a favor de banheiros unissex ao expor um dilema de pessoas transgênero.
Resolução
No panfleto (B), abaixo do ícone de gênero feminino, está escrito: “Recebido(a) com gritaria”. E, sob o ícone de gênero masculino, aparece “Risco de ser espancado(a)”. Daí, a dúvida que pode acometer as pessoas transgênero. Então, pode-se concluir que o panfleto argumenta a favor de banheiros unissex para evitar o dilema dessas pessoas.
Alternativa D
18) (FUVEST)
Olaudah Equiano's Biography
Olaudah Equiano (1745 –1797) foi um escritor abolicionista africano do século XVIII que viveu na pele os horrores da escravidão nas Américas. Leia o trecho abaixo, retirado da sua autobiografia.
Hitherto I had thought only slavery dreadful; but the state of a free negro appeared to me now equally so at least, and in some respects even worse, for they live in constant alarm for their liberty; and even this is but nominal, for they are universally insulted and plundered without the possibility of redress; for such is the equity of the West Indian laws, that no free negro's evidence will be admitted in their courts of justice. In this situation is it surprising that slaves, when fairly treated, should prefer even the misery of slavery to such a mockery of freedom?
Segundo o testemunho de Olaudah Equiano,
(A) embora tivessem direitos assegurados no tribunal, os ex-escravos não podiam requerer indenizações pelo tempo passado no cativeiro.
(B) os ex-escravos eram, em princípio, protegidos pelas leis das Índias Ocidentais Britânicas, que previam tratamento igualitário aos cidadãos livres.
(C) os escravos libertos dispunham de uma falsa liberdade, pois não gozavam dos mesmos direitos nos tribunais que os cidadãos nascidos livres.
(D) muitos ex-escravos preferiam voltar à antiga condição, mesmo sob patrões severos, levando em conta a maneira como viviam depois de libertos.
Resolução
A confirmação da resposta se encontra no seguinte trecho do texto: "... for they live in constant alarm for their liberty [...] in their courts of justice".
Alternativa C
19) (FUVEST) The modern F=ma form of Newton's second law occurs nowhere in any edition of the Principia even though he had seen his second law formulated in this way in print during the interval between the second and third editions in Jacob Hermann's Phoronomia of 1716. Instead, it has the following formulation in all three editions: A change in (1) ________ is proportional to the motive (2) ________ impressed and takes place along the (3) _________ line in which that force is (4)________. In the body of the Principia this law is applied both to (5) _______ cases, in which an instantaneous impulse such as from impact is effecting the change in motion, and to cases of (6) _______ action, such as the change in motion in the continuous deceleration of a body moving in a resisting medium. Newton thus appears to have intended his second law to be neutral between discrete forces (that is, what we now call impulses) and continuous forces.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência adequada de palavras que preenchem as lacunas do texto acima, para que os conceitos utilizados estejam corretos.
(A) Motion, force, straight, impressed, discrete, continuous.
(B) Force, motion, impressed, straight, discrete, continuous.
(C) Motion, force, impressed, straight, continuous, discrete.
(D) Force, motion, straight, impressed, continuous, discrete.
Resolução
O texto, corretamente preenchido, pode ser traduzido da seguinte maneira:
"Uma mudança no movimento é proporcional à força motriz (resultante) aplicada e ocorre ao longo de uma linha reta na qual essa força é aplicada. No texto da obra Principia, essa lei é aplicada tanto para casos discretos, nos quais um impulso instantâneo tal qual o de um impacto está afetando a mudança no movimento, como em casos de uma ação contínua, (...)"
Alternativa A
20) (FUVEST) Estamos acostumados a considerar que o sistema centro/periferia, ao menos no Ocidente, é um eixo essencial da estrutura e do funcionamento no espaço das economias, das sociedades, das civilizações. O historiador Fernand Braudel estimou que tal sistema só existiu e funcionou plenamente a partir do século XV. Essa definição não se aplica à Cristandade Medieval sem importantes correções. A noção de centro e a oposição centro/periferia são menos decisivas que outros sistemas de orientação espacial. O principal sistema é o que opõe o baixo ao alto, quer dizer, o Aqui, esse “mundo” imperfeito e marcado pelo Pecado Original, ao céu, morada de Deus.
A partir do texto acima, assinale a alternativa correta.
(A) Usada nas Ciências Humanas para a compreensão de períodos históricos desde a Antiguidade, a noção de centro/periferia perdura até a atualidade e estrutura o sistema econômico global contemporâneo.
(B) As noções de baixo e alto têm um sentido histórico mais preciso para a compreensão da Cristandade Medieval do que o sistema centro/periferia.
(C) O sistema centro/periferia é aplicável ao estudo da Cristandade Medieval, já que os feudos constituíam o centro da vida econômica e cultural naquele contexto.
(D) O sistema centro/periferia aplicado durante a Era Medieval espelhava o sistema de orientação baixo e alto, sendo o baixo o mundo do pecado e o alto o mundo da virtude cristã.
Resolução
O excerto da questão critica a aplicação do sistema centro/periferia para a compreensão da Cristandade Medieval, trazendo como tese que o sistema mais preciso para o estudo do período é aquele que põe o baixo ao alto – “o Aqui, esse ‘mundo’ imperfeito e marcado pelo Pecado Original, ao céu, morada de Deus”.
Alternativa B
21) (FUVEST) Consideramos estas verdades como autoevidentes: que todos os homens e mulheres foram criados iguais; que são dotados pelo Criador de certos direitos inalienáveis. Entre os direitos inalienáveis estão a vida, a liberdade e a busca da felicidade. Para garantir esses direitos, os governos são instituídos. Os poderes do governo emanam do consentimento daqueles que são governados. Qualquer governo que se torna destrutivo para os direitos inalienáveis pode ser destituído por aqueles que sofrem. Os que sofrem podem recusar lealdade e exigir a instituição de um novo governo. E assim tem sido o sofrimento das mulheres sob este governo. E, por isso, é necessário exigir uma mudança.
Assinale a alternativa correta.
O documento acima integra
(A) a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América, baseada nos princípios de Jean-Jacques Rousseau e do Pacto Social.
(B) a Declaração da primeira Convenção dos Direitos das Mulheres nos Estados Unidos da América, que reconhece os princípios liberais de John Locke e o direito à propriedade privada, ampliando-os.
(C) a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América, baseada nos princípios de Thomas Paine, que reconhece como direitos inalienáveis a vida, a liberdade e a busca da felicidade.
(D) a Declaração da primeira Convenção dos Direitos das Mulheres nos Estados Unidos da América, baseada nos princípios de Alexis de Tocqueville, que se opunha à democracia na América.
Resolução
O texto da questão apresenta uma forte inspiração na declaração de independência dos Estados Unidos, porém acrescenta referências aos direitos e a opressão das mulheres. A partir daí, buscam ampliar o quadro central dos direitos, conforme o ideário iluminista, incluindo mulheres como beneficiárias.
Alternativa B
22) (FUVEST) O pastor norte-americano Pat Robertson, dono do canal de comunicação Christian Broadcasting Network, afirmou que a tragédia provocada pelo terremoto no Haiti, em janeiro de 2010, foi decorrente do “pacto com o diabo” que setores da população haitiana teriam feito para que o país se tornasse independente. Nas palavras do Pastor, "Os haitianos estavam sob o jugo da França. Eles se uniram e fizeram um pacto com o diabo. Disseram: 'Serviremos a ti caso nos liberte da França'".
A partir da leitura do texto e de seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.
(A) A independência do Haiti foi decisiva para que o Império Brasileiro, que projetava a construção de um Estado Nação reconhecido internacionalmente, reprimisse movimentos como a Revolta Malês, em Salvador (1835).
(B) A declaração do Pastor é pautada em preconceitos em relação às práticas religiosas dos afrodescendentes no Haiti. A conquista espiritual, parte dos projetos imperialistas, garantiu a eliminação de religiões consideradas pagãs nas Américas.
(C) Colônia francesa nas Antilhas, Saint Domingue tornou-se responsável por 40% da produção mundial de cacau no século XVIII. A mão de obra empregada era majoritariamente escrava, com a exploração de africanos ou de seus descendentes.
(D) O processo de independência do Haiti foi apoiado por outras colônias, interrompendo o projeto imperialista europeu no Novo Mundo. Após 1804, os EUA conduzem as ações imperialistas na América, tornando-se a principal referência cultural no continente.
Resolução
No século XIX, o império brasileiro ainda buscava sua consolidação como nação. Rebeliões, como a revolta dos malês (1835), ligada a negros islâmicos, contribuíam para gerar instabilidade. Parte das elites locais temiam que revoltas escravas fugissem ao controle e trouxessem à memória a radicalidade e a violência das rebeliões escravas que levaram à independência do Haiti, então colônia francesa.
Alternativa A
23) (FUVEST) O referendo realizado no Reino Unido em junho de 2016 conduziu ao Brexit, após 43 anos de adesão à União Europeia. São potenciais consequências dessa decisão, nos níveis nacional e continental, respectivamente,
(A) o pedido da Irlanda do Norte por um novo referendo para decidir sua permanência no Reino Unido e a continuidade da livre circulação da moeda europeia, o euro, no Reino Unido.
(B) o pedido da Inglaterra por um novo referendo para decidir sua permanência no Reino Unido e a continuidade da livre circulação da moeda europeia, o euro, no Reino Unido.
(C) o pedido da Escócia por um novo referendo para decidir sua permanência no Reino Unido e o comprometimento da livre circulação de cidadãos europeus no Reino Unido.
(D) o pedido do País de Gales por um novo referendo para decidir sua permanência no Reino Unido e o comprometimento da livre circulação de cidadãos europeus no Reino Unido.
Resolução
A decisão britânica em retirar-se da união europeia, denominada BREXIT, gerou consequências políticas que promoverá negociações nos próximos anos.
Destaca-se a decisão escocesa em consultar seus cidadãos sobre uma possível independência em relação do Reino Unido. Caso essa independência ocorra, haverá a possibilidade de a Escócia aderir ao bloco supranacional.
Outro importante aspecto diz respeito à situação política dos cidadãos europeus que vivem no Reino Unido, como também dos britânicos que rendem em demais países da União Europeia. Atualmente eles possuem a condição de livre circulação, que será revisada em futuras negociações.
Alternativa C
24) (FUVEST) Assinale a alternativa correta sobre a presença de agrotóxicos e de sementes transgênicas na agricultura brasileira.
(A) O uso de agrotóxicos e sementes transgênicas associa-se à busca de maior produtividade, sobretudo em áreas de fronteira agrícola.
(B) As sementes transgênicas e o uso de agrotóxicos adequados ampliaram o interesse de países da União Europeia pelos produtos agrícolas brasileiros.
(C) O uso de agrotóxicos no Brasil reduziu a necessidade de aproveitamento das sementes transgênicas nos cultivos agrícolas de grãos no país.
(D) Por ser signatário de acordos internacionais, o Brasil reduziu o uso de agrotóxicos e sementes transgênicas em áreas próximas a mananciais.
Resolução
As revoluções verde e agrobiotecnológica introduziram inovações tecnológicas no campo, tais como a utilização de agrotóxicos e organismos geneticamente modificados (transgênicos). A finalidade principal no uso de tais tecnologias vincula-se a alcançar maior produtividade, para abastecer o mercado interno e externo.
No Brasil, a utilização de agrotóxicos e sementes transgênicas cresceram sobretudo em áreas de fronteira agrícola do Centro-Oeste e no espaço conhecido como Mapitoba (Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia).
Atualmente, o Brasil é um dos países que mais utilizam agrotóxicos no mundo. Tal fato pode limitar as exportações de alguns alimentos nacionais, pois algumas nações desejam adquirir recursos agrícolas mais sustentáveis, com a intenção de gerar menos riscos à saúde de seus habitantes.
Alternativa A
25) (FUVEST) Em alguns casos, as organelas celulares podem transformar-se e perder a funcionalidade, como acontece com os cloroplastos. Em plantas com alta atividade de fotossíntese, mas com crescimento paralisado e sem drenos ativos (como flores e frutos), os cloroplastos podem dar origem a
(A) protoplastos ― células vegetais desprovidas de parede celular.
(B) amiloplastos ― organelas em que ocorre acúmulo de amido.
(C) proplastos ― organelas imaturas que dão origem a cloroplastos.
(D) cromoplastos ― organelas em que ocorre acúmulo de pigmentos.
Resolução
Moléculas de glicose produzidas em plantas nas condições citadas são utilizadas na produção de amido, servindo como reserva energética, armazenada em amiloplastos, originados a partir de cloroplastos.
Alternativa B
26) (FUVEST) Altas concentrações de metais pesados foram encontradas nas águas de inúmeras bacias hidrográficas brasileiras. Esses poluentes podem rapidamente se acumular em seres vivos. Por exemplo, peixes podem absorver metais pesados da água e pela ingestão de alimentos, retendo-os em seu tecido muscular.
Assinale a alternativa correta.
(A) Metais pesados, como o urânio, são encontrados em maiores concentrações em herbívoros longevos ou do meio da teia alimentar, como tartarugas marinhas e peixes de fundo de rio.
(B) Metais pesados, como o mercúrio, são encontrados em maiores concentrações em carnívoros do meio da teia alimentar, como aves de rapina e peixes predatórios.
(C) Metais pesados, como o ferro, são encontrados em maiores concentrações em herbívoros e carnívoros do topo da teia alimentar, como aves de rapina e peixes predatórios.
(D) Metais pesados, como o chumbo, são encontrados em maiores concentrações em predadores longevos ou do topo da teia alimentar, como aves de rapina e peixes predatórios.
Resolução
A biomagnificação trófica ocorre nas cadeias alimentares com substâncias lipofílicas que não podem ser excretadas e, portanto, acumulam-se de forma crescente nos níveis tróficos da cadeia.
Sendo assim, predadores do topo da cadeia apresentarão essas substâncias em maior quantidade de que os níveis tróficos abaixo.
Alternativa D
27) (FUVEST)
No contexto deste grafite, as frases “menos presos políticos” e “mais políticos presos” expressam
(A) uma relação de contradição, uma vez que indicam sentidos opostos.
(B) uma relação de consequência, já que a diminuição de um grupo conduz ao aumento de outro.
(C) uma relação de contraste, pois reivindicam o aumento de um tipo de presos e a redução de outro.
(D) uma relação de complementaridade, porque remetem a subconjuntos de uma mesma categoria.
Resolução
As frases do grafite estabelecem entre si uma relação de contraste, uma vez que não apresentam causalidade, contradição ou complementaridade.
Embora contrastantes, os enunciados não se opõem, mas criam uma crítica à falta de liberdade política dos cidadãos e à impunidade entre os políticos.
Alternativa C
28) (FUVEST)
Em relação ao post adaptado da página do Facebook “Caneta Desmanipuladora”, é correto afirmar que a “desmanipulação” (substituição de “já” por “só” e acréscimo de “até agora”) explicita a tentativa do jornal de levar o leitor a pensar que
(A) ainda falta muito a ser pago pela mineradora e há atrasos no pagamento.
(B) a Samarco teria pago uma grande parte do que devia e o prazo provavelmente está sendo cumprido.
(C) a Samarco já quitou o que devia , conforme valor homologado na justiça.
(D) a mineradora não deveria arcar sozinha com a despesa da tragédia de Mariana.
Resolução
A afirmação de que a tragédia de Mariana "já custou R$ 655 milhões" sugere que a mineradora Samarco teria pago uma parcela significativa do que deve, agindo, assim, com rapidez a fim de sanar os problemas causados pelo desastre ambiental. O comentário postado em rede social explicita essa ideia: "Olhando assim (...) parece (...) que a mineradora já contribui bastante com a sua parte, certo? Só que não."
Alternativa B
29) (FUVEST) Sapo não pula por boniteza, mas porém por percisão.”
Elementos textuais que antecedem a narrativa como, por exemplo, o provérbio citado, funcionam, em alguns autores, como pista para se entender o sentido das ações ficcionais. No excerto acima, as ideias de beleza e necessidade são contrapostas com vistas à produção de um sentido de ordem moral. Considerando-se a jornada heroica de Augusto Matraga, é correto afirmar que a narrativa
(A) contradiz o sentido moral do provérbio, uma vez que o protagonista não é fiel ao seu propósito de mudar os hábitos antigos.
(B) confirma o sentido moral do provérbio, uma vez que o protagonista realiza uma série de ações para corrigir seu caráter e reordenar eticamente sua vida.
(C) ratifica o sentido moral do provérbio, uma vez que o protagonista é seduzido pelos encantos da natureza e pelos prazeres da bebida e do fumo.
(D) refuta o sentido moral do provérbio, uma vez que o protagonista não consegue agir sem as motivações da beleza física e do afeto femininos.
Resolução
O provérbio citado aborda ações motivadas por necessidade e não por motivos fúteis. Na trajetória de Augusto Matraga, a firme decisão do protagonista em praticar atos virtuosos deu-se por uma sólida convicção de que era necessário “corrigir seu caráter e reordenar eticamente a sua vida”, de maneira a salvar a própria alma.
Alternativa B
30) (FUVEST)
Transforma-se o amador na coisa amada,
Por virtude do muito imaginar;
Não tenho, logo, mais que desejar,
Pois em mim tenho a parte desejada.
Se nela está minha alma transformada,
Que mais deseja o corpo de alcançar?
Em si somente pode descansar,
Pois com ele tal alma está liada.
Mas esta linda e pura semideia,
Que, como o acidente em seu sujeito,
Assim como a alma minha se conforma,
Está no pensamento como ideia;
E o vivo e puro amor de que sou feito,
Como a matéria simples busca a forma.
Um dos aspectos mais importantes da lírica de Camões é a retomada renascentista de ideias do filósofo grego Platão. Considerando o soneto citado, pode-se dizer que o chamado “neoplatonismo” camoniano
(A) é afirmado nos dois primeiros quartetos, uma vez que a união entre amador e pessoa amada resulta em uma alma única e perfeita.
(B) é confirmado nos dois últimos tercetos, uma vez que a beleza e a pureza reúnem-se finalmente na matéria simples que deseja.
(C) é negado nos dois primeiros quartetos, uma vez que a consequência da união entre amador e coisa amada é a ausência de desejo.
(D) é contrariado nos dois últimos tercetos, uma vez que a pureza e a beleza mantêm-se em harmonia na
Resolução
Para o neoplatonismo, um dos instrumentos de aperfeiçoamento espiritual é o amor. Nos quartetos do soneto apresentado, o eu lírico concebe a sua união com a amada como uma forma de elevação.
Alternativa A
31) (FUVEST)
Entre as inadequações no uso do inglês observadas nas figuras 1 e 2, podemos citar:
(A) erros no emprego dos tempos verbais em inglês.
(B) equívoco quanto à classe gramatical de certas palavras.
(C) desconhecimento das diferenças entre inglês oral e escrito
(D) erros de tradução causados por falsos cognatos.
Resolução
Há vários equívocos quanto à classe gramatical de palavras, como o uso da preposição "against" para formar o substantivo "contrafilé" no segundo quadro o uso de "cold" (adjetivo) para se referir a frios (substantivo).
Alternativa B
32) (FUVEST)
ZOMBIE NEUROSCIENCE
I don’t know if cockroaches dream, but I imagine if they do, jewel wasps feature prominently in their nightmares. These small, solitary tropical wasps are of little concern to us humans; after all, they don’t manipulate our minds so that they can serve us up as willing, living meals to their newborns, as they do to unsuspecting cockroaches. The story is simple, if grotesque: the female wasp controls the minds of the cockroaches she feeds to her offspring, taking away their sense of fear or will to escape their fate. What turns a once healthy cockroach into a mindless zombie it’s venom. Not just any venom, either: a specific venom that acts like a drug, targeting the cockroach's brain.
De acordo com o autor,
(A) certas baratas conseguem escapar de ataques de vespas comportando-se como zumbis.
(B) baratas são capazes de ações predatórias que mal podemos imaginar.
(C) vespas fêmeas de uma certa espécie podem controlar a mente das baratas.
(D) uma barata pode inocular um veneno que transforma uma outra barata em um zumbi.
Resolução
Pode-se confirmar a resposta no seguinte trecho do texto:
"The story is simple, if grotesque: the female wasp controls the minds of the cockroaches she feeds to her offspring, (...)".
Alternativa C
33) (FUVEST)
Should Twitter entertain millions with public arguments?
Comedian Janey Godley's tweets of a couple's train-bound row raise questions of how to protect our privacy in public places.
If the troubles of the two travellers had made it on to a newspaper first rather than a comedian's Twitter feed, would we be so relaxed about loss of privacy? I think perhaps not. Social media has done so much for freedom of expression, it would be cruel if it actually leads to less social freedom for fear of having our every misstep, angry word or misbehaviour broadcast there for all to see.
No artigo de opinião acima, o autor
(A) critica a perda da liberdade de expressão provocada pelo abuso nas mídias sociais por certos usuários.
(B) aponta um dilema ético suscitado pelo uso das mídias sociais, envolvendo dois tipos de liberdade.
(C) diz que a invasão de privacidade por parte de jornais é mais aceita do que aquela praticada pelo Twitter.
(D) argumenta que a liberdade dos cidadãos é um valor mais importante do que o direito à privacidade.
Resolução
Pode-se confirmar a resposta correta nos seguintes trechos:
"...would we be so relaxed about loss of privacy?";
"...it would be cruel if it actually leads to less social freedom..."
Alternativa B
34) (FUVEST) Na formação das monarquias confessionais da Época Moderna houve reforço das identidades territoriais, em função de critérios de caráter religioso ou confessional. Simultaneamente, houve uma progressiva incorporação da Igreja ao corpo do Estado, através de medidas de caráter patrimonial e jurisdicional que procuravam uma maior sujeição das estruturas e agentes eclesiásticos ao poder do príncipe. Na busca pela homogeneização da fé dentro de um território político, a Igreja cumpria também papel fundamental na formação do Estado moderno por meio de seus mecanismos de disciplinamento social dos comportamentos.
Considerando o texto acima e seus conhecimentos sobre a Europa Moderna, assinale a alternativa correta.
(A) Cada monarquia confessional adotou uma identidade religiosa e medidas repressivas em relação às dissidências religiosas que poderiam ameaçar tal unidade.
(B) Monarquias confessionais são aquelas unidades políticas nas quais havia a convivência pacífica de duas ou mais confissões religiosas, num mesmo território.
(C) São consideradas monarquias confessionais os territórios protestantes que se mostravam mais propícios ao desenvolvimento do capitalismo comercial, tornando-se, assim, nações enriquecidas.
(D) As monarquias confessionais contavam com a instituição do Tribunal do Santo Ofício da Inquisição em seu território, uma forma de controle cultural sobre religiões politeístas.
Resolução
O texto do enunciado da questão descreve um aspecto importante da formação dos Estados da era moderna. Esse processo formativo caracteriza-se pela utilização do “caráter religioso ou confessional”. Assim, tornou-se comum a mistura entre religião e política e ampliou-se o papel da Igreja que buscou reforçar a constituição da estrutura política, seja por meio “homogeneização da fé” ou ainda da criação de “mecanismos de disciplinamento social dos comportamentos”. Dessa forma, a alternativa que melhor discorre sobre essa situação é a alternativa:
Alternativa A
35) (FUVEST) Em julho de 1917, convocou-se, em São Paulo, uma greve geral, com adesão de 45.000 trabalhadores, para pedir aumento salarial. A greve se estendeu ao Rio de Janeiro e levou o governo a reforçar o aparato repressivo e decretar estado de sítio em 1918. Nos anos de 1917-1919, o Chile registrou o recrudescimento da agitação sindical. Mobilizavamse com facilidade 100.000 trabalhadores, como durante as manifestações contra o custo dos alimentos em 1918 e 1919. A Argentina foi outro país que teve um movimento sindical poderoso. Entre 1917 e 1921, o movimento sindical conheceu seu apogeu. Apenas durante o ano de 1919, registraram-se 367 greves na capital Buenos Aires.
Considerando o texto acima e seus conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa correta.
(A) Os movimentos grevistas foram espontâneos e apartidários nos anos de 1910, rejeitando a infiltração ideológica das lideranças sindicais, de maioria marxista e comunista, pouco mobilizadoras no período.
(B) Os movimentos sindicais estavam em processo de fortalecimento, entre outras razões, pela intensa ruralização dos países latino-americanos na década de 1900.
(C) O processo de fortalecimento dos movimentos sindicais enfrentou um forte aparato repressivo, nos anos de 1920, marcado pela colaboração entre os Estados latino-americanos.
(D) Os movimentos sindicais latino-americanos apresentavam, em 1917, especificidades em relação aos da Europa quanto às pautas reivindicatórias dos trabalhadores.
Resolução
Os movimentos sindicais latino-americanos apresentaram, em 1917, especificidades em relação aos da Europa quanto às pautas reivindicatórias dos trabalhadores. Os trabalhadores europeus naquele cenário, influenciados pela Revolução Russa de 1917, buscavam, além de direitos trabalhistas, a saída de seus respectivos países da I Guerra Mundial e, em seguida, a mobilização para um possível movimento revolucionário, tal qual o que ocorreu na Rússia em 1917.
Os operários latino-americanos, na década de 1910, embora influenciados pelo Anarquismo e demais ideologias sociais, direcionaram o movimento para a conquista de melhorias salariais e de condições de trabalho.
Alternativa D
36) (FUVEST) “Como na Argentina: Os corpos brotam do chão, como na Argentina. Corpo não é reciclável. Corpo não é reduzível. Dá para dissolver os corpos em ácido, mas não haveria ácido que chegasse para os assassinados do século. Valas mais fundas, mais escombros, nada adianta. Sempre sobra um dedo acusando. O corpo é como o nosso passado, não existe mais e não vai embora. Tentaram largar o corpo no meio do mar e não deu certo. O corpo boia. O corpo volta. Tentaram forjar o protocolo – foi suicídio, estava fugindo – e o corpo desmentia tudo. O corpo incomoda. O corpo faz muito silêncio. Consciência não é biodegradável. Memórias não apodrecem. Ficam os dentes.”
O texto se refere
(A) ao trauma coletivo das políticas repressivas e crimes de Estado praticados pelos regimes ditatoriais latino-americanos.
(B) à memória dos exilados fugidos dos regimes ditatoriais latino-americanos da segunda metade do século XX.
(C) ao movimento dos Montoneros, em busca de seus filhos e netos desaparecidos no período da ditadura na Argentina.
(D) aos julgamentos em andamento contra o clientelismo do regime peronista praticada na Argentina.
Resolução
O tema apresentado no texto se refere aos vários corpos de pessoas críticas ao regime ditatorial na argentina, que desapareceram justamente por lutarem contra o regime, portanto no país existe um trauma coletivo quando aos desaparecimentos , que se estende a todos os países latino-americanos que passaram por ditaduras.
Alternativa A
37) (FUVEST) Icebergs flutuam na água do mar, assim como o gelo em um copo com água potável. Imagine a situação inicial de um copo com água e gelo, em equilíbrio térmico à temperatura de 0 °C. Com o passar do tempo o gelo vai derretendo. Enquanto houver gelo, a temperatura do sistema
(A) permanece constante, mas o volume do sistema aumenta.
(B) permanece constante, mas o volume do sistema diminui.
(C) diminui e o volume do sistema aumenta.
(D) diminui, assim como o volume do sistema.
Resolução
Considerando a situação inicial de um copo com água e gelo, em equilíbrio térmico, tem-se que, durante a fusão, a temperatura do sistema permanece constante em 0°C. Ao gelo derreter, haverá uma diminuição do volume da porção de água constituinte do gelo, uma vez que a água líquida é mais densa do que o gelo.
Assim, o volume total do sistema diminui.
Alternativa B
38) (FUVEST) Em junho de 2017, o governo dos Estados Unidos da América (EUA) se retirou do “Acordo de Paris”, assinado em 2015 por 195 países. Sobre as medidas previstas no Acordo para a redução da emissão de gases do efeito estufa, e o motivo da saída dos Estados Unidos do referido acordo, é correto afirmar que
(A) são medidas deliberativas e os países signatários pagarão multas pelo descumprimento das metas; os EUA não aceitam o papel da ONU na função de agente fiscalizador.
(B) são medidas propositivas e os países signatários deverão definir metas para os próximos anos; os EUA não concordam com o controle externo sobre suas fontes poluidoras.
(C) são medidas restritivas e os países signatários sofrerão punições políticas e econômicas se não atingirem as metas; os EUA não aprovam a presença da Rússia no acordo.
(D) são medidas normativas e os países signatários deverão definir as estratégias a serem adotadas; os EUA não aceitam assumir as mesmas responsabilidades da Índia, o maior poluidor do planeta.
Resolução
Ao tornar-se signatário do “Acordo de Paris”, o país assume um compromisso voluntário de reduzir suas emissões de gases do efeito estufa. Como tais metas podem restringir a autonomia dos países signatários, muitas nações apresentam resistências para adesão. Tal fato é exemplificado pelo atual governo dos EUA, que relaciona a implementação do acordo como uma ação prejudicial para o crescimento econômico do país.
Alternativa B
39) (FUVEST) Frequentemente o terrorismo recorre a ações de grande impacto. Contudo, seu objetivo maior é o de influenciar os espíritos; antes de tudo, ele visa a aterrorizar, e se distingue da criminalidade. Invocando reivindicações políticas, de natureza social, econômica ou religiosa, o terrorismo
(A) realiza-se apenas no âmbito internacional, enquanto a criminalidade é marcada pelo objetivo primeiro do ganho financeiro.
(B) realiza-se nacional e internacionalmente, enquanto a criminalidade é marcada pelo objetivo primeiro do ganho financeiro.
(C) realiza-se apenas no âmbito internacional, enquanto a criminalidade é marcada basicamente por objetivos ideológicos.
(D) realiza-se nacional e internacionalmente, enquanto a criminalidade é marcada basicamente por objetivos ideológicos.
Resolução
Com o intuito de chamar a atenção para diferentes causas/ideologias, ações terroristas, internas ou externas ganharam maior destaque no século XXI por causarem tensões e instabilidades na sociedade civil que podem influenciar nos cenários políticos nacionais e internacionais. Diferentemente, ações criminosas são concentradas, principalmente, em objetivos financeiros como roubos e furtos, não apresentando intenções políticas ou ideológicas.
Alternativa B
40) (FUVEST) Em 2016, a Organização Mundial de Saúde (OMS) apresentou novas diretrizes para o tratamento de três doenças sexualmente transmissíveis: sífilis, gonorreia e clamidíase. As três doenças citadas são causadas por
(A) microrganismos (bactérias ou vírus), que passaram dos macacos para o ser humano há muitos anos, levando ao surgimento de epidemias e pandemias.
(B) bactérias, que podem se tornar resistentes a antibióticos, se utilizados em excesso ou de forma inapropriada, dificultando o tratamento.
(C) bactérias, que podem ser tratadas e eliminadas pelo uso diligente de preservativos (masculinos ou femininos) durante as relações sexuais.
(D) protozoários, que podem ser tratados e eliminados pelo uso diligente de preservativos (masculinos ou femininos) durante as relações sexuais.
Resolução
O uso inadequado de antibióticos pode selecionar bactérias previamente resistentes a eles, favorecendo, assim, sua multiplicação e dificultando o tratamento das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) citadas.
Alternativa B
41) (FUVEST) Algumas plantas de ambientes áridos apresentam o chamado "metabolismo ácido das crassuláceas", em que há captação do CO2 atmosférico durante a noite, quando os estômatos estão abertos. Como resultado, as plantas produzem ácidos orgânicos, que posteriormente fornecem substrato para a principal enzima fotossintética durante o período diurno. É correto afirmar que essas plantas
(A) respiram e fotossintetizam apenas durante o período diurno.
(B) respiram e fotossintetizam apenas durante o período noturno.
(C) respiram o dia todo e fotossintetizam apenas durante o período diurno.
(D) respiram e fotossintetizam o dia todo.
Resolução
Para a manutenção da atividade metabólica, as plantas realizam a respiração celular durante o dia todo, independentemente da luz. Já a fotossíntese é um processo que depende da luz (além de outros fatores como H2O e CO2) e, portanto, ocorrerá somente durante o dia.
Alternativa C