FUVEST 2023 - PARTE II

Professor Diminoi

FUVEST  2023 - PARTE II
01) (FUVEST) Em um funil de separação, encontram-se, em contato, volumes iguais de duas soluções: uma solução aquosa de I2, de concentração 0,1·10-3mol/L, e uma solução de I2 em CCl4, de concentração 1,0·10-3mol/L.
Considere que o valor da constante Kc do equilíbrio
é igual a 100, à temperatura do experimento, para concentrações expressas em moI/L. Assim sendo, o que é correto afirmar a respeito do sistema descrito?
(A) Se o sistema for agitado, o I2 será extraído do CCl4 pela água, até que a concentração de I2 em CCl4 se iguale a zero.
(B) Se o sistema for agitado, o I2 será extraído da água pelo CCl4, até que a concentração de I2 em água se iguale a zero.
(C) Mesmo se o sistema não for agitado, a concentração de I2 no CCl4 tenderá a aumentar e a de I2, na água, tenderá a diminuir, até que se atinja um estado de equilíbrio.
(D) Mesmo se o sistema não for agitado, a concentração de I2 na água tenderá a aumentar e a de I2, no CCl4, tenderá a diminuir, até que se atinja um estado de equilíbrio.
(E) Quer o sistema seja agitado ou não, ele já se encontra em equilíbrio e não haverá mudança nas concentrações de I2 nas duas fases.
Resolução
A partir da reação
I2(aq) ↔ I2(CCl4)
a constante de equilíbrio será:
Kc = [I2(CCl4)] / [I2].
Substituindo os valores, teremos:
100 = [I2(CCl4)] / [I2]
[I2(CCl4)] = 100·[I2]
Mesmo que a concentração de I2 em CCl4 seja maior do que a concentração de I2 em solução aquosa (1,0·10-3mol/L e 0,1·10-3mol/L, respectivamente), a concentração de I2 em CCl4 tenderá a aumentar até atingir o equilíbrio, ou seja, até que a concentração de I2 em CCl4 seja 100 vezes maior do que a concentração de I2 em solução aquosa! Isso não significa que todo o I2 será extraído da água, mas uma quantidade suficiente para atingir o novo equilíbrio.
Com essas informações, vemos que a única alternativa que se encaixa é:
“Mesmo se o sistema não for agitado, a concentração de I2 no CCl4 tenderá a aumentar e a de I2, na água, tenderá a diminuir, até que se atinja um estado de equilíbrio.”
Alternativa C

02) (FUVEST) Lançando-se determinada moeda tendenciosa, a probabilidade de sair cara é o dobro da probabilidade de sair coroa. Em dois lançamentos dessa moeda, a probabilidade de sair o mesmo resultado é igual a
(A) 1/2.
(B) 5/9.
(C) 2/3.
(D) 3/5.
Resolução
Considerando os eventos:
A : ocorrer cara
B : ocorrer coroa
tem-se

Assim, resolvendo o sistema, vem:

A probabilidade p de, em dois lançamentos, ocorrerem resultados iguais é

Alternativa B

03) (FUVEST) A figura abaixo exibe um setor circular dividido em duas regiões de mesma área. A razão a/b é igual a
(A) √3 + 1
(B) √2 + 1
(C) √3
(D) √2
Resolução
Considerando a figura:

Sejam,
A1: Área do setor circular de raio medindo a e ângulo central de medida α.
A1 + A2: Área do setor circular de raio medindo a + b e ângulo central de medida α.
A2: Área da região cinza clara.
tem-se:

Do enunciado:


Alternativa B

04) (FUVEST) Sejam a e b números reais tais que a matriz
Satisfaz a equação A2 = aA + bl, em que I é a matriz identidade de ordem 2. Logo, o produto ab é igual a
(A) -2
(B) -1
(C) 1
(D) 2
Resolução
Obtendo-se os valores de a e b, tais que A2 = aA + bl 
Da igualdade das matrizes, vem:

Resolvendo o sistema, obtem-se:
a = 2 e b = –1
Logo, 

Alternativa A

05) (FUVEST) Sejam p(x) e q(x) polinômios com coeficientes reais. Dividindo-se p(x) por q(x), obtêm-se quociente e resto iguais a x2 + 1. Nessas condições, é correto afirmar que
(A) o grau de p(x) é menor que 5.
(B) o grau de q(x) é menor que 3.
(C) p(x) tem raízes complexas.
(D) q(x) tem raízes reais.
Resolução
Do enunciado, tem-se:

Fatorando p(x), tem-se:
p(x) = x2 + 1) . [q(x) + 1]
As raízes de p(x) são obtidas de
(x2 + 1) = 0 ou q(x) + 1 = 0
De x2 + 1 = 0 , tem-se:
x = i ou x = - i, que são raízes imaginárias.
Note-se que, independentemente das raízes de p(x) serem reais ou imaginárias, elas certamente são complexas (pelo teorema fundamental da Álgebra).
Alternativa C

06) (FUVEST)
The colour of the dots represents the relative intensity of therapeutic area research within a specific country across each row. The size of the dots represents the relative proportions of research across different countries within a specific therapeutic area in each column.
De acordo com o gráfico apresentado,
(A) doença autoimune é um tema pesquisado intensamente em todos os países.
(B) a China é o país com o menor mercado potencial para tratamentos médicos, apesar de ser populosa.
(C) Índia e África do Sul dão importância semelhante às pesquisas sobre doenças infecciosas.
(D) no Brasil, na Rússia e na Índia, a quantidade de doentes de câncer é aproximadamente a mesma.
Resolução
Percebe-se no gráfico que a Índia e a África do Sul dão importância no nível “alta intensidade” para pesquisas sobre doenças infecciosas.
Alternativa C

07) (FUVEST) Sempre que necessário, use aceleração da gravidade g = 10 m/s2
Situado na costa peruana, Chankillo, o mais antigo observatório das Américas, é composto por treze torres que se alinham de norte a sul ao longo de uma colina. Em 21 de dezembro, quando ocorre o solstício de verão no Hemisfério Sul, o Sol nasce à direita da primeira torre (sul), na extrema direita, a partir de um ponto de observação definido. À medida que os dias passam, a posição em que o Sol nasce se desloca entre as torres rumo à esquerda (norte). Pode-se calcular o dia do ano, observando-se qual torre coincide com a posição do Sol ao amanhecer. Em 21 de junho, solstício de inverno no Hemisfério Sul, o Sol nasce à esquerda da última torre na extrema esquerda e, à medida que os dias passam, vai se movendo rumo à direita, para reiniciar o ciclo no dezembro seguinte. Sabendo que as torres de Chankillo se posicionam ao longo de 300 metros no eixo norte-sul, a velocidade escalar média com a qual a posição do nascer do Sol se desloca através das torres é de aproximadamente
(A) 0,8 m/dia.
(B) 1,6 m/dia.
(C) 25 m/dia.
(D) 50 m/dia.
Resolução
Entre os dias 21 de dezembro e 21 de junho, o sol se deslocou, através das torres, por 300 m. Logo, nesses 6 meses, a velocidade escalar média da posição do nascer do sol será:

Alternativa B

080) (FUVEST) Sempre que necessário, use aceleração da gravidade g = 10 m/s2
Em junho de 2017 uma intensa onda de calor atingiu os EUA, acarretando uma série de cancelamentos de voos do aeroporto de Phoenix no Arizona. A razão é que o ar atmosférico se torna muito rarefeito quando a temperatura sobe muito, o que diminui a força de sustentação da aeronave em voo. Essa força, vertical de baixo para cima, está associada à diferença de pressão ΔP entre as partes inferior e superior do avião. Considere um avião de massa total m = 3 x 105 kg em voo horizontal. Sendo a área efetiva de sustentação do avião A = 500 m2 , na situação de voo horizontal ΔP vale
(A) 5 x103 N/m2 .
(B) 6 x103 N/m2 .
(C) 1,5 x106 N/m2 .
(D) 1,5 x108 N/m2.
Resolução
Como o avião voa horizontalmente, as forças verticais aplicadas no avião se equilibram:

Alternativa B

09) (FUVEST) Nos últimos anos, materiais exóticos conhecidos como isolantes topológicos se tornaram objeto de intensa investigação científica em todo o mundo. De forma simplificada, esses materiais se caracterizam por serem isolantes elétricos no seu interior, mas condutores na sua superfície. Desta forma, se um isolante topológico for submetido a uma diferença de potencial U, teremos uma resistência efetiva na superfície diferente da resistência do seu volume, como mostra o circuito equivalente da figura abaixo. Nessa situação, a razão

Entre a corrente is que atravessa a porção condutora na superfície e a corrente iv que atravessa a porção isolante no interior do material vale
(A) 0,002.
(B) 0,2.
(C) 100,2.
(D) 500.
Resolução
Como RS e RV estão ligados em paralelo:

Alternativa D

10) (FUVEST) Os gregos sentiram paixão pelo humano, por suas capacidades, por sua energia construtiva. Por isso, inventaram a polis: a comunidade cidadã em cujo espaço artificial, antropocêntrico, não governa a necessidade da natureza, nem a vontade dos deuses, mas a liberdade dos homens, isto é, sua capacidade de raciocinar, de discutir, de escolher e de destituir dirigentes, de criar problemas e propor soluções. O nome pelo qual hoje conhecemos essa invenção grega, a mais revolucionária, politicamente falando, que já se produziu na história humana, é democracia.
Assinale a alternativa correta, considerando o texto acima e seus conhecimentos sobre a Grécia Antiga.
(A) Para os gregos, a cidade era o espaço do exercício da liberdade dos homens e da tirania dos deuses.
(B) Os gregos inventaram a democracia, que tinha então o mesmo funcionamento do sistema político vigente atualmente no Brasil.
(C) Para os gregos, a liberdade dos homens era exercida na polis e estava relacionada à capacidade de invenção da política.
(D) A democracia foi uma invenção grega que criou problemas em função do excesso de liberdade dos homens.
Resolução
O texto da questão traz a referência de que a pólis era o lugar onde os gregos podiam exercer a sua liberdade, logo podiam criar, inventar e raciocinar, promovendo, assim, a capacidade de invenção da política.
Alternativa C

11) (FUVEST) As plantações de mandioca encontradas pelas saúvas cortadeiras nas roças indígenas eram apenas uma entre várias outras. Em muitas situações, a composição química das folhas favorecia a escolha de outras plantas e a folhagem da mandioca era cortada apenas quando as preferidas das saúvas não eram suficientes. Já na agricultura comercial, machados e foices de ferro permitiam abrir clareiras em uma escala maior, resultando em grande homogeneidade da flora. Nas lavouras de mandioca de finais do século XVII e do início do século XVIII, as folhas da mandioca tornavam-se uma das poucas opções das formigas. Depois de mais algumas colheitas, a infestação das formigas tornava-se insuportável, por vezes causando o completo despovoamento humano da área.
A partir da leitura do texto e de seus conhecimentos sobre História do Brasil Colônia, assinale a alternativa correta.
(A) A principal diferença entre as lavouras indígenas e a agricultura comercial colonial estava no uso de queimadas pelos europeus, o que não era praticado pelas populações autóctones.
(B) Comparadas à mandioca cultivada pelos indígenas, as novas espécies de mandioca trazidas da Europa eram menos resistentes às formigas cortadeiras, e por isso mais susceptíveis à infestação.
(C) Os colonizadores introduziram no território colonial novas espécies de mandioca e milho, que desequilibraram o sistema agrícola ameríndio, baseado no sistema rotativo de plantação.
(D) A agricultura comercial tendia à homogeneização da flora nas lavouras da América Portuguesa, combinando tradições europeias de plantio com práticas indígenas.
Resolução
O cultivo de determinadas sociedades indígenas objetivava a complementação alimentar e não o comércio em larga escala, por isso o solo não era amplamente preparado exclusivamente para a lavoura. Após o início da colonização, tendo os portugueses interesse econômicos na exploração da terra, utilizaram para tal, técnicas de produção que tendiam a homogeneização da flora, combinando tradições europeias em plantio com práticas indígenas, como o cultivo de mandioca e milho.
Alternativa D

12) (FUVEST) Vistas em conjunto, as aspirações ruralistas não eram contraditórias ou incompatíveis com o programa desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek. A ideia de incompatibilidade entre o projeto nacional desenvolvimentista e os interesses agrários era uma ficção.
Considerando a composição do setor rural nacional e o programa desenvolvimentista do governo JK, é correto afirmar que:
(A) A "Marcha para o Oeste" obteve grande êxito porque, além dos grandes ruralistas, conseguia atender também aos interesses dos pequenos posseiros, trabalhadores sem terra e indígenas.
(B) O desenvolvimentismo atendia às ambições da oligarquia rural, em função das políticas de modernização da agricultura, permitindo que ela se beneficiasse da expansão do mercado consumidor, um dos desdobramentos da industrialização.
(C) O Plano de Metas do governo JK fracassou porque os interesses do agronegócio se mostraram posteriormente inconciliáveis com as demandas da velha oligarquia rural das regiões Norte e Centro-Oeste.
(D) Os interesses agrários e o projeto de industrialização do nacional-desenvolvimentismo eram compatíveis porque o Partido Trabalhista Brasileiro era composto principalmente pela oligarquia rural.
Resolução
O Presidente Juscelino Kubitschek (1956-1960) incorporou o programa desenvolvimentista em seu governo por meio do Plano de Metas. Apesar da concentração de investimentos no setor industrial, o Plano de Metas fomentou políticas de modernização da agricultura. O decorrente incremento da produção agrícola foi absorvido pela ampliação do mercado consumidor no período, satisfazendo os interesses das aristocracias rurais.
Alternativa B

13) (FUVEST) Mesmo em manhãs bem quentes, é comum ver um cão tomando sol. O pelo do animal esquenta e sua língua do lado de fora sugere que ele está cansado. O pelo do animal está muito quente, mas mesmo assim o cão permanece ao sol, garantindo a produção de vitamina D3. Durante essa exposição ao sol, ocorrem transferências de energia entre o cão e o ambiente, por processos indicados por números na figura abaixo.
A25
Em ordem crescente, os números correspondem, respectivamente, aos processos de 
(A) convecção, evaporação, radiação, condução e radiação.
(B) convecção, radiação, condução, radiação e evaporação.
(C) condução, evaporação, convecção, radiação e radiação.
(D) condução, radiação, convecção, evaporação e radiação.
Resolução
As setas representam:
1 – Condução
2 – Evaporação
3 – Convecção
4 – Radiação
5 – Radiação
Alternativa C

14) (FUVEST) O livro O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, uma das obras literárias mais traduzidas no mundo, traz ilustrações inspiradas na experiência do autor como aviador no norte da África. Uma delas, a figura (a), parece representar um chapéu ou um elefante engolido por uma jiboia, dependendo de quem a interpreta.
Para um químico, no entanto, essa figura pode se assemelhar a um diagrama de entalpia, em função da coordenada da reação (figura b). Se a comparação for válida, a variação de entalpia dessa reação seria
(A) praticamente nula, com a formação de dois produtos.
(B) altamente exotérmica, com a formação de dois produtos.
(C) altamente exotérmica, mas nada se poderia afirmar sobre a quantidade de espécies no produto.
(D) praticamente nula, mas nada se poderia afirmar sobre a quantidade de espécies no produto.
Resolução
A linha  tracejada no gráfico indica que reagente(s) e produto(s) têm praticamente a mesma entalpia, portanto, a variação de entalpia é praticamente nula. Além disso, as posições dos patamares não permitem concluir nada a respeito  da quantidade  de espécies no produto ou no reagente.
Alternativa D

15) (FUVEST) Mais de 2.000 plantas produzem látex, a partir do qual se produz a borracha natural. A Hevea brasiliensis (seringueira) é a mais importante fonte comercial desse látex. O látex da Hevea brasiliensis consiste em um polímero do cis-1,4-isopreno, fórmula C5H8, com uma massa molecular média de 1.310 kDa (quilodaltons). De acordo com essas informações, a seringueira produz um polímero que tem em média
Dados de massas atômicas em Dalton: C = 12 e H = 1.
(A) 19 monômeros por molécula.
(B) 100 monômeros por molécula.
(C) 1.310 monômeros por molécula.
(D) 19.000 monômeros por molécula.
Resolução
Na questão, as massas atômicas do carbono e do hidrogênio foram dadas na unidade Dalton, portanto a massa molecular do C5Hé
C5H8 = 5 . 12 + 8 . 1 = 68 Daltons
O polímero possui massa molecular média igual a 1310 kDa ⇒ 1310 · 103 Da
O número de monômeros no polímero é

Em média, 19000 monômeros.
Alternativa D

16) (FUVEST)
Ao percorrer a Ferrovia Transiberiana, de Moscou a Vladivostok, em uma extensão de 9.289 km, atravessamos diferentes unidades do relevo russo:
(A) Montes Urais, Planície Russa, Planalto da Anatólia e Planalto Central Siberiano.
(B) Planalto do Decã, Planalto Central Siberiano, Montes Urais e Planície Russa.
(C) Planalto Central Siberiano, Planície Russa, Montes Urais e Planalto dos Bálcãs.
(D) Planície Russa, Montes Urais, Planalto Central Siberiano e Planalto de Aldan.
Resolução
O percurso sugerido entre Moscou e Vladivostok atravessa diferentes unidades do relevo russo, cuja sequência é: Planície Russa, Montes Urais, Planalto Central Siberiano e Planalto de Aldan.
Vale destacar que o Planalto da Anatólia localiza-se na Turquia; o Planalto do Decã situa-se na Índia, e o Planalto dos Balcãs encontra-se na Europa mediterrânea, entre os mares Negro e Adriático.
Alternativa D

17) (FUVEST) Detroit foi símbolo mundial da indústria automotiva. Chegou a abrigar quase 2 milhões de habitantes entre as décadas de 1960 e 1970. Em 2010, porém, havia perdido mais de um milhão de habitantes. O espaço urbano entrou em colapso, com fábricas em ruínas, casas abandonadas, supressão de serviços públicos essenciais, crescimento da pobreza e do desemprego. Em 2013, foi decretada a falência da cidade. Essa crise urbana vivida por Detroit resulta dos seguintes processos:
(A) ascensão do taylorismo; protecionismo econômico e concorrência com capitais europeus; deslocamento de indústrias para cidades vizinhas.
(B)consolidação do regime de acumulação fordista; protecionismo econômico e concorrência com capitais europeus; deslocamento de indústrias para outros países;
(C) declínio do toyotismo; liberalização econômica e concorrência com capitais asiáticos; deslocamento de indústrias para cidades vizinhas.
(D) ascensão do regime de acumulação flexível; liberalização econômica e concorrência com capitais asiáticos; deslocamento de indústrias para outros países.
Resolução
O colapso econômico do espaço urbano de Detroit foi resultado das transformações que ocorreram no mundo, entre as décadas de 1960 e 1970: no campo da estrutura da produção fabril – como decorrência da expansão do regime de acumulação flexível –, e do fluxo de produção industrial como resultado da internacionalização promovida pelas empresas transnacionais de suas produções. Acrescenta-se a isso o fato de a estrutura industrial de Detroit não ter conseguido como outras cidades dos Estados Unidos adaptar-se à nova realidade industrial.
Alternativa D

18) (FUVEST)
O climograma acima refere-se a uma região 
(A) subtropical, onde as temperaturas mais altas estão concentradas no verão e as precipitações estão concentradas no outono.
(B) polar, onde as temperaturas mais baixas estão concentradas no inverno e as precipitações estão bem distribuídas ao longo do ano.
(C) tropical, onde as altas temperaturas estão bem distribuídas ao longo de todo o ano e as precipitações estão concentradas no verão.
(D) temperada, onde as temperaturas médias mantêm-se ao longo de todo o ano e as precipitações estão concentradas no inverno.
Resolução
O climograma refere-se a uma região sob a influência do clima tropical, com elevadas temperaturas o ano todo e pequena amplitude térmica ao longo desse período. Em relação ao regime pluviométrico, observa-se uma alternância entre intensos períodos chuvosos, concentrados no verão austral e relativa estiagem entre as estações outono/inverno.
Vale lembrar: a falta de chuvas e as elevadas temperaturas deixam a vegetação seca, potencializando queimadas, degradando o ambiente natural de forma praticamente irreversível, principalmente no Brasil Central, espaço geográfico dotado de diversos parques nacionais.
Alternativa C

19) (FUVEST) A figura a seguir exibe uma representação estilizada do mapa do Estado de São Paulo. As linhas pontilhadas horizontais e verticais indicam intervalos iguais de longitude e latitude, e o ponto preto representa a cidade de Campinas.
Considere que o Estado de São Paulo está, aproximadamente, entre as latitudes 20° e 25°Sul e entre as longitudes 44° e 54°Oeste. A partir da representação acima, conclui-se que Campinas se localiza entre 
(A) as latitudes 24° e 25°Sul.
(B) as latitudes 21° e 22°Sul.
(C) as longitudes 46° e 48°Oeste.
(D) as longitudes 50° e 52°Oeste.​
Resolução
O mapa representa a localização aproximada do estado de São Paulo, entre as latitudes 20° e 25° sul e longitude 44° e 54° oeste.
As linhas pontilhadas representam intervalos regulares de latitude e longitude. Sabendo-se que a latitude aumenta em direção aos polos, a linha horizontal central representa aproximadamente 22.5° sul, e Campinas está ao sul dessa linha.
Em relação à longitude, os intervalos regulares das linhas pontilhadas são de 2.5°. Como no hemisfério ocidental a longitude aumenta em direção a oeste, conclui-se que a cidade de Campinas localiza-se entre as linhas 46.5° e 49° oeste.
Alternativa C

20) (FUVEST) Os anfíbios constituem um dos grupos de animais com maior número de espécies ameaçadas de extinção. Entre outras razões, isso ocorre porque eles são suscetíveis à contaminação por substâncias nocivas e à infecção por fungos. Os anfíbios apresentam tal suscetibilidade porque têm
(A) hábitos aquáticos, que os tornam suscetíveis a predadores.
(B) pulmões bem desenvolvidos, que acumulam impurezas e fungos.
(C) sangue frio, que diminui a atividade de enzimas hepáticas.
(D) pele úmida e permeável, que possibilita a respiração cutânea.
Resolução
Fungos se desenvolvem em ambientes úmidos com presença de matéria orgânica, como é o caso da pele de anfíbios que, portanto, é suscetível a fungos parasitas.
Alternativa D

21) (FUVEST) Fósseis do organismo Spriggina (em vista dorsal na figura a seguir), que viveu há 550 milhões de anos, foram descobertos nas montanhas de Ediacara, na Austrália. Tais fósseis estão entre os mais antigos vestígios de seres multicelulares já encontrados.
Esse animal primitivo, cuja classificação desafia os pesquisadores, possui algumas características ainda encontradas na maioria dos animais existentes hoje. Esse animal apresenta
(A) simetria bilateral, com eixo ântero-posterior bem definido, características não encontradas em cnidários, poríferos e equinodermos.
(B) simetria radial, com eixo dorsoventral bem definido, características não encontradas em cnidários, moluscos e equinodermos.
(C) simetria dorsoventral, com eixo ântero-posterior bem definido, características não encontradas em cordados, poríferos e cnidários.
(D) simetria pentarradial, com eixo dorsoventral bem definido, características não encontradas em cnidários, cordados e equinodermos.
Resolução
A imagem permite observar que o animal apresenta região anterior e posterior (eixo anteroposterior), o que determina simetria bilateral (lados esquerdo e direito).
Cnidários e equinodermos apresentam simetria radial, assim como alguns poríferos (muitos são assimétricos).
Alternativa A

22) (FUVEST) O mapa a seguir mostra duas áreas oceânicas, A e B.
Um estudo mostrou que na localidade A são encontradas sete (7) espécies de camarões-pistola. Na localidade B são encontradas outras sete (7) espécies, sendo que cada espécie do local A tem uma espécie-irmã correspondente no local B (espécies-irmãs são espécies originadas de um mesmo ancestral comum recente). É correto afirmar que 
(A) o canal do Panamá permitiu que camarões-pistola migrassem de A para B, adaptando-se ao novo ambiente, diferenciando-se e originando novas espécies semelhantes às do lado A.​
(B) vulcões expeliram substâncias mutagênicas durante o Terciário, o que aumentou a variabilidade genética dos camarão-pistola, originando espécies-irmãs nas áreas oceânicas A e B.
(C) o istmo do Panamá interpôs uma barreira geográfica, formando dois grupos isolados para cada espécie ancestral, que puderam então se diferenciar, originando espécies-irmãs nos oceanos A e B.
(D) o impacto de um asteroide no final do Cretáceo levou a uma extinção em massa, fornecendo as condições para a radiação adaptativa dos camarões-pistola, com consequente formação de espécies-irmãs.
Resolução
A ocorrência de espécies-irmãs indica que houve processo de especiação, que, neste caso, iniciou com o isolamento geográfico de populações ancestrais das espécies atuais.
Alternativa C

23) (FUVEST) Leia, a seguir, um excerto de “Terrorismo Literário”, um manifesto do escritor Ferréz.
A capoeira não vem mais, agora reagimos com a palavra, porque pouca coisa mudou, principalmente para nós. A literatura marginal se faz presente para representar a cultura de um povo composto de minorias, mas em seu todo uma maioria.
A Literatura Marginal, sempre é bom frisar, é uma literatura feita por minorias, sejam elas raciais ou socioeconômicas. Literatura feita à margem dos núcleos centrais do saber e da grande cultura nacional, isto é, de grande poder aquisitivo. Mas alguns dizem que sua principal característica é a linguagem, é o jeito que falamos, que contamos a história, bom, isso fica para os estudiosos.
Ferréz defende sua proposta literária como uma
(A) descoberta de que é preciso reagir com a palavra para que não haja separação entre a grande cultura nacional e a literatura feita por minorias.
(B)comprovação de que, sendo as minorias de fato uma maioria, não faz sentido distinguir duas literaturas, uma do centro e outra da periferia.
(C) manifestação de que a literatura marginal tem seu modo próprio de falar e de contar histórias, já reconhecido pelos estudiosos.
(D) constatação de que é preciso reagir com a palavra e mostrar-se nesse lugar marginal como literatura feita por minorias que juntas formam uma maioria.
Resolução
Ao tratar do seu projeto literário, Ferréz afirma que “agora reagimos com a palavra”.
Essa forma de literatura mostra-se em um “ lugar marginal”, pois, segundo o escritor, ela é feita “à margem dos núcleos centrais do saber e da grande cultura nacional”. Além disso, é feita por minorias que formam uma maioria, já que, para Ferréz, representa “a cultura de um povo composto de minorias, mas, em seu todo, uma maioria".
Alternativa D

24) (FUVEST) onsidere três números inteiros cuja soma é um número ímpar. Entre esses três números, a quantidade de números ímpares é igual a
(A) 0 ou 1.
(B) 1 ou 2.
(C) 2 ou 3.
(D) 1 ou 3.
Resolução
Considerando 3 números inteiros, têm-se 4 casos a considerar: 3 pares, 2 pares e 1 ímpar, 1 par e 2 ímpares ou 3 ímpares,
3 pares: a soma é par.
2 pares e 1 ímpar: a soma é ímpar.
1 par e 2 ímpares: a soma é par.
3 ímpares: a soma é ímpar.
Assim, para que a soma dos 3 números resulte em um número ímpar, 1 ou 3 deles devem ser ímpares.
Alternativa D

25) (FUVEST) Seja a função h(x) definida para todo número real x por
Então, h(h(h(0))) é igual a
(A) 0.
(B) 2.
(C) 4.
(D) 8.
Resolução
Calculando, tem-se:

Alternativa C

26) (FUVEST) Considere que o quadrado ABCD, representado na figura abaixo, tem lados de comprimento de 1 cm, e que C é o ponto médio do segmento AE. Consequentemente, a distância entre os pontos D E será igual a
(A) √3 cm
(B) 2 cm
(C)  √5
(D) √6
Resolução
Veja a figura a seguir, em que estão destacadas as medidas dos segmentos AC e CE e dos ângulos ACD e ECD:
Aplicando o teorema dos cossenos ao triângulo DCE, tem-se:

Alternativa C

27) (FUVEST) Sabendo que k é um número real, considere o sistema linear nas variáveis reais x e y,
É correto afirmar que esse sistema
(A) tem solução para todo k.
(B) não tem solução única para nenhum k.
(C) não tem solução se k = 1.
(D) tem infinitas soluções se k ≠ 1.
Resolução
Sendo D o determinante da matriz dos coeficientes do sistema, tem-se:

Se D ≠ 0, isto é, se k ≠ 1, o sistema é possível e determinado, ou seja, admite uma única solução.
Para k = 1, tem-se:

Logo, admite infinitas soluções. Portanto, o sistema tem solução para todo k.
Alternativa A

28) (FUVEST) Sejam a e b números reais não nulos. Se o número complexo z = a + bi é uma raiz da equação quadrática x2 + bx + a = 0, então
(A) |z| =1/√3 começar estilo tamanho matemático 14px raiz quadrada de 3 fim do estilo.
(B) |z| = 1/√5 começar estilo tamanho matemático 14px raiz quadrada de 5 fim do estilo.
(C) |z| = √3 começar estilo tamanho matemático 14px raiz quadrada de 3 fim do estilo.
(D) |z| = √5 começar estilo tamanho matemático 14px raiz quadrada de 5 fim do estilo.
Resolução
omo os coeficientes da equação x2 + bx + a = 0 são reais e o imaginário z = a + bi é uma raiz, então o seu conjugado  z = a – bi,  também é.
Das relações de Girard para a soma e o produto das raízes de uma equação do 2º grau, tem-se:

Da primeira equação, tem-se b = -2a. Substituindo na segunda, chega-se a:

Logo, o módulo de z é:

Alternativa B

29) (FUVEST) Sempre que necessário, use aceleração da gravidade g = 10 m/s2
Recentemente, a agência espacial americana anunciou a descoberta de um planeta a trinta e nove anos-luz da Terra, orbitando uma estrela anã vermelha que faz parte da constelação de Cetus. O novo planeta possui dimensões e massa pouco maiores do que as da Terra e se tornou um dos principais candidatos a abrigar vida fora do sistema solar. Considere este novo planeta esférico com um raio igual a
RP = 2RT e massa MP = 8MT , em que RT e MT são o raio e a massa da Terra, respectivamente. Para planetas esféricos de massa M e raio , a aceleração da gravidade na superfície do planeta é dada por
em que G é uma constante universal. Assim, considerando a Terra esférica e usando a aceleração da gravidade na sua superfície, o valor da aceleração da gravidade na superfície do novo planeta será de 
(A) 5 m/s2
(B)20 m/s2
(C) 40 m/s2
(D) 80 m/s2
Resolução
Na superfície da Terra, a aceleração da gravidade é dada por:

Na superfície do novo planeta, a aceleração da gravidade pode ser calculada substituindo-se MP = 8MT e RP = 2RT, logo:

Substituindo a equação I em II 

Alternativa B

30) (FUVEST) “Gelo combustível” ou “gelo de fogo” é como são chamados os hidratos de metano que se formam a temperaturas muito baixas, em condições de pressão elevada. São geralmente encontrados em sedimentos do fundo do mar ou sob a camada de solo congelada dos polos. A considerável reserva de gelo combustível no planeta pode se tornar uma promissora fonte de energia alternativa ao petróleo. Considerando que a combustão completa de certa massa de gelo combustível libera uma quantidade de energia igual a E = 7,2 MJ, é correto afirmar que essa energia é capaz de manter aceso um painel de LEDs de potência P = 2 kW por um intervalo de tempo igual a
(A) 1 minuto.
(B) 144 s.
(C) 1 hora.
(D) 1 dia.
Resolução
De acordo com a definição de potência, tem-se:

Alternativa C

31) (FUVEST) Materiais termoelétricos são aqueles com alto potencial de transformar calor em energia elétrica. A capacidade de conversão de calor em eletricidade é quantificada pela grandeza
Que é adimensional e função da temperatura T e das propriedades do material: resistividade elétrica ρ, condutividade térmica k, coeficiente Seebeck S. O gráfico a seguir mostra ρ em função de T para certo material termoelétrico. Analisando o gráfico e considerando k = 2,0 W/(m K) × e S = 300 μV/K para esse material, a uma temperatura T = 300 K , conclui-se que a grandeza F desse material a essa temperatura vale
(A) 0,003.
(B) 0,6.
(C) 0,9.
(D) D90.
Resolução
De acordo com o gráfico dado, pode-se identificar a resistividade elétrica para T = 300 K:

Transformando-se a unidade de Ω · cm para Ω · m, tem-se:

Utilizando-se a expressão apresentada, tem-se:

Alternativa C

32) (FUVEST)
A foto mostra, da esquerda para a direita, os atletas Peter Norman (australiano), John Carlos e Tommie Smith (norteamericanos), no pódio dos 200 metros rasos das Olimpíadas de 1968, no México.
Considerando a imagem acima e seus conhecimentos acerca dos Movimentos de Direitos Civis, assinale a alternativa correta.
(A) A fotografia registra o ato de resistência de atletas negros que defendiam as propostas de Martin Luther King e a ação pacifista como caminho para a constituição da igualdade racial.
(B) A fotografia registra a manifestação política de três atletas que defendiam a Nação Islã e a implementação da Ku Klux Klan em todo o território nacional.
(C) A fotografia registra a manifestação de atletas defensores dos Panteras Negras e das ações violentas, se necessárias, para a conquista da igualdade racial.
(D) A fotografia registra a resistência de atletas e do Comitê Olímpico Internacional, que combatiam o sistema de discriminação racial existente nos Estados Unidos da América.
Resolução
Na fotografia em questão, os atletas John Carlos e Tommie Smith fazem um gesto relacionado ao movimento social conhecido como "Panteras Negras", que se tornou um dos símbolos da luta por igualdade racial nos Estados Unidos e tinha como características o princípio do direito da autodefesa e a valorização da cultura negra.
Alternativa C

33) (FUVEST) Com a crise hídrica de 2015 no Brasil, foi necessário ligar as usinas termoelétricas para a geração de eletricidade, medida que fez elevar o custo da energia para os brasileiros. O governo passou então a adotar bandeiras de cores diferentes na conta de luz para alertar a população. A bandeira vermelha indicaria que a energia estaria mais cara. O esquema a seguir representa um determinado tipo de usina termoelétrica.
Conforme o esquema apresentado, no funcionamento da usina há
(A) duas transformações químicas, uma transformação física e não mais que três tipos de energia.
(B) uma transformação química, uma transformação física e não mais que dois tipos de energia.
(C) duas transformações químicas, duas transformações físicas e pelo menos dois tipos de energia.
(D) uma transformação química, duas transformações físicas e pelo menos três tipos de energia.​
Resolução
 partir da ilustração apresentada, têm-se
uma transformação química ⇒ combustão no aquecedor

Alternativa D

34) (FUVEST) Em 12 de maio de 2017 o Metrô de São Paulo trocou 240 metros de trilhos de uma de suas linhas, numa operação feita de madrugada, em apenas três horas. Na solda entre o trilho novo e o usado empregou-se uma reação química denominada térmita, que permite a obtenção de uma temperatura local de cerca de 2.000 °C. A reação utilizada foi entre um óxido de ferro e o alumínio metálico. De acordo com essas informações, uma possível equação termoquímica do processo utilizado seria
(A) 
(B) 
(C) 
(D) 
Resolução
Segundo o texto, ocorre a reação entre o óxido de ferro (Fe2O3) e o alumínio (Aℓ), liberando energia (ΔH < 0)

Alternativa D

35) (FUVEST) A calda bordalesa é uma das formulações mais antigas e mais eficazes que se conhece. Ela foi descoberta na França no final do século XIX, quase por acaso, por um agricultor que aplicava água de cal nos cachos de uva para evitar que fossem roubados; a cal promovia uma mudança na aparência e no sabor das uvas. O agricultor logo percebeu que as plantas assim tratadas estavam livres de antracnose. Estudando-se o caso, descobriu-se que o efeito estava associado ao fato de a água de cal ter sido preparada em tachos de cobre. Atualmente, para preparar a calda bordalesa, coloca-se o sulfato de cobre em um pano de algodão que é mergulhado em um vasilhame plástico com água morna. Paralelamente, coloca-se cal em um balde e adiciona-se água aos poucos. Após quatro horas, adiciona-se aos poucos, e mexendo sempre, a solução de sulfato de cobre à água de cal.
Na preparação da calda bordalesa são usados 100 g de sulfato de cobre(II) pentaidratado e 100 g de hidróxido de cálcio (cal extinta). Para uma reação estequiométrica entre os íons cobre e hidroxila, há um excesso de aproximadamente
Dados de massas molares em g∙mol-1: sulfato de cobre (II) pentaidratado = 250; hidróxido de cálcio = 74.
(A) 1,9 mol de hidroxila.
(B) 2,3 mol de hidroxila.
(C) 2,5 mol de cobre.
(D) 3,4 mol de cobre.
Resolução
Determinar a quantidade, em mol, dos reagentes:



Na reação, há 1,9 mol de OH em excesso.
Alternativa A

36) (FUVEST) O referendo realizado no Reino Unido em junho de 2016 conduziu ao Brexit, após 43 anos de adesão à União Europeia. São potenciais consequências dessa decisão, nos níveis nacional e continental, respectivamente,
(A) o pedido da Irlanda do Norte por um novo referendo para decidir sua permanência no Reino Unido e a continuidade da livre circulação da moeda europeia, o euro, no Reino Unido.
(B) o pedido da Inglaterra por um novo referendo para decidir sua permanência no Reino Unido e a continuidade da livre circulação da moeda europeia, o euro, no Reino Unido.
(C) o pedido da Escócia por um novo referendo para decidir sua permanência no Reino Unido e o comprometimento da livre circulação de cidadãos europeus no Reino Unido.
(D) o pedido do País de Gales por um novo referendo para decidir sua permanência no Reino Unido e o comprometimento da livre circulação de cidadãos europeus no Reino Unido.
Resolução
A decisão britânica em retirar-se da união europeia, denominada BREXIT, gerou consequências políticas que promoverá negociações nos próximos anos.
Destaca-se a decisão escocesa em consultar seus cidadãos sobre uma possível independência em relação do Reino Unido. Caso essa independência ocorra, haverá a possibilidade de a Escócia aderir ao bloco supranacional.
Outro importante aspecto diz respeito à situação política dos cidadãos europeus que vivem no Reino Unido, como também dos britânicos que rendem em demais países da União Europeia. Atualmente eles possuem a condição de livre circulação, que será revisada em futuras negociações.  
Alternativa C

37) (FUVEST)
A figura anterior destaca um domínio natural marcado por especificidades físicas e de ocupação pela população. Assinale a alternativa que indica corretamente as características naturais e humanas predominantes nesse domínio.
(A) Relevo de Mares de Morro; solos de tipo latossolos; grande concentração da população ao longo dos cursos d’água da região.
(B) Relevo de Altiplanos Basálticos; solos de tipo podzólicos; grande dispersão da população pelos diversos ecossistemas regionais.
(C) Relevo Residual de Colinas com afloramento rochoso; solos de tipo litólicos; grande dispersão da população pelo espaço regional.
(D) Relevo de Terras Baixas; solos de tipo gleissolos; grande concentração da população nas áreas inundáveis sazonalmente.
Resolução
O mapa destaca o domínio morfoclimático das Caatingas, o qual abrange parte da região nordeste e o norte de Minas Gerais. Trata-se de um domínio marcado pelo clima semiárido, com formação vegetativa de xerófitas e a presença de um tipo de relevo residual de colinas com afloramento rochoso denominado inselbergs. Os solos, classificados como litólicos, são pouco desenvolvidos, rasos e normalmente pedregosos. Em relação à densidade demográfica, a população residente no domínio das Caatingas está distribuída pelo espaço regional.
Alternativa C

38) (FUVEST) Assinale a alternativa correta sobre a presença de agrotóxicos e de sementes transgênicas na agricultura brasileira.
(A) O uso de agrotóxicos e sementes transgênicas associa-se à busca de maior produtividade, sobretudo em áreas de fronteira agrícola.
(B) As sementes transgênicas e o uso de agrotóxicos adequados ampliaram o interesse de países da União Europeia pelos produtos agrícolas brasileiros.
(C) O uso de agrotóxicos no Brasil reduziu a necessidade de aproveitamento das sementes transgênicas nos cultivos agrícolas de grãos no país.
(D) Por ser signatário de acordos internacionais, o Brasil reduziu o uso de agrotóxicos e sementes transgênicas em áreas próximas a mananciais.
Resolução
As revoluções verde e agrobiotecnológica introduziram inovações tecnológicas no campo, tais como a utilização de agrotóxicos e organismos geneticamente modificados (transgênicos). A finalidade principal no uso de tais tecnologias vincula-se a alcançar maior produtividade, para abastecer o mercado interno e externo.
No Brasil, a utilização de agrotóxicos e sementes transgênicas cresceram sobretudo em áreas de fronteira agrícola do Centro-Oeste e no espaço conhecido como Mapitoba (Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia).
Atualmente, o Brasil é um dos países que mais utilizam agrotóxicos no mundo. Tal fato pode limitar as exportações de alguns alimentos nacionais, pois algumas nações desejam adquirir recursos agrícolas mais sustentáveis, com a intenção de gerar menos riscos à saúde de seus habitantes.
Alternativa A

39) (FUVEST)
A figura acima indica a distribuição de usinas sucroenergéticas no Brasil em 2010. Essas usinas provocaram aumento da produção de vinhaça, resíduo pastoso e malcheiroso resultante da destilação do caldo de cana-de-açúcar fermentado. Assinale a alternativa correta. 
(A) No Centro-Oeste, as usinas estão concentradas em áreas anteriormente ocupadas pelo Cerrado; quando a vinhaça atinge os rios, ocorre aumento na quantidade de micro-organismos nocivos aos peixes.
(B) O processamento da cana no Sudeste está concentrado no Vale do Paraíba; a vinhaça é rica em compostos sulfurados, leva à contaminação ambiental e não serve como fertilizante.
(C) As usinas do Nordeste concentram-se no Agreste; a vinhaça é rica em matéria orgânica e pode ser utilizada como adubo para o solo.
(D) Na região Norte há poucas usinas, situadas apenas nas Terras Altas amazônicas; a vinhaça é rica em matéria orgânica, mas o processo de destilação elimina seus nutrientes.
Resolução
Um dos resíduos provenientes das usinas sucroenergéticas do Brasil é a vinhaça, resultante do processo de destilação do caldo de cana-de-açúcar fermentado. O descarte direto da vinhaça em cursos d’água pode resultar no processo de eutrofização, que corresponde ao crescimento excessivo de microrganismos consumidores de oxigênio, o que causa efeitos nocivos aos peixes. No Brasil, esse processo pode afetar as regiões com maior concentração de usinas, como é o caso de parte do centro-oeste, região ocupada originalmente pelo cerrado.
Alternativa A

40) (FUVEST) Em alguns casos, as organelas celulares podem transformar-se e perder a funcionalidade, como acontece com os cloroplastos. Em plantas com alta atividade de fotossíntese, mas com crescimento paralisado e sem drenos ativos (como flores e frutos), os cloroplastos podem dar origem a
(A) protoplastos ― células vegetais desprovidas de parede celular.
(B) amiloplastos ― organelas em que ocorre acúmulo de amido.
(C) proplastos ― organelas imaturas que dão origem a cloroplastos.
(D) cromoplastos ― organelas em que ocorre acúmulo de pigmentos.
Resolução
Moléculas de glicose produzidas em plantas nas condições citadas são utilizadas na produção de amido, servindo como reserva energética, armazenada em amiloplastos, originados a partir de cloroplastos.
Alternativa B

41) (FUVEST) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas nas definições a seguir.
(i) ____________ é o conjunto de toda a informação genética de um organismo.
(ii) _____________ é um trecho do material genético que fornece instruções para a fabricação de um produto gênico.
(iii) _____________ é a constituição de alelos que um indivíduo possui em um determinado loco gênico.
(iv) _____________ é a correspondência que existe entre códons e aminoácidos, relativa a uma sequência codificadora no DNA.
(A) (i) Código genético; (ii) Alelo; (iii) Homozigoto; (iv) Gene.
(B) (i) Genoma; (ii) Gene; (iii) Genótipo; (iv) Código genético.
(C) (i) Código genético; (ii) DNA; (iii) Genótipo; (iv) tRNA.
(D) (i) Genoma; (ii) Código genético; (iii) Homozigoto; (iv) tRNA.
Resolução
A maneira correta de completar as lacunas segue a sequência:
I genoma, II gene, III genótipo e IV código genético.
Alternativa B

42) (FUVEST) Altas concentrações de metais pesados foram encontradas nas águas de inúmeras bacias hidrográficas brasileiras. Esses poluentes podem rapidamente se acumular em seres vivos. Por exemplo, peixes podem absorver metais pesados da água e pela ingestão de alimentos, retendo-os em seu tecido muscular.
Assinale a alternativa correta.
(A) Metais pesados, como o urânio, são encontrados em maiores concentrações em herbívoros longevos ou do meio da teia alimentar, como tartarugas marinhas e peixes de fundo de rio.
(B) Metais pesados, como o mercúrio, são encontrados em maiores concentrações em carnívoros do meio da teia alimentar, como aves de rapina e peixes predatórios.
(C) Metais pesados, como o ferro, são encontrados em maiores concentrações em herbívoros e carnívoros do topo da teia alimentar, como aves de rapina e peixes predatórios.
(D) Metais pesados, como o chumbo, são encontrados em maiores concentrações em predadores longevos ou do topo da teia alimentar, como aves de rapina e peixes predatórios.
Resolução
A biomagnificação trófica ocorre nas cadeias alimentares com substâncias lipofílicas que não podem ser excretadas e, portanto, acumulam-se de forma crescente nos níveis tróficos da cadeia.
Sendo assim, predadores do topo da cadeia apresentarão essas substâncias em maior quantidade de que os níveis tróficos abaixo.
Alternativa D

43) (FUVEST) O poema abaixo é de autoria do poeta Augusto de Campos, integrante do movimento concretista.
Nesse poema, nota-se uma técnica de composição que consiste
(A) na disposição arbitrária de anagramas, sem produzir uma relação de sentido com o título do poema.
(B) na disposição exaustiva de anagramas, sem produzir uma relação de sentido com o título do poema.
(C) na disposição arbitrária de anagramas, para produzir uma relação de sentido com o título do poema.
(D) na disposição exaustiva de anagramas, para produzir uma relação de sentido com o título do poema.
Resolução
No poema de Augusto de Campos, a palavra acaso é disposta em dez blocos, com seis anagramas cada um. Esse conjunto forma os sessenta anagramas possíveis da palavra, o que configura um levantamento exaustivo. Além disso, o poeta dispõe as palavras com uma organização definida: em cada bloco, a última letra da palavra é sempre a mesma. Portanto, a própria noção de acaso é ironizada – procedimento que se repete no título do poema, que apresenta a palavra de forma invertida.
Alternativa D

44) (FUVEST) Dois anos atrás certo carro valia R$ 50.000,00 e atualmente vale R$ 32.000,00. Supondo que o valor do carro decresça a uma taxa anual constante, daqui a um ano o valor do carro será igual a
(A) R$ 25.600,00.
(B) R$ 24.400,00.
(C) R$ 23.000,00.
(D) R$ 18.000,00.
Resolução
Sendo t a taxa anual, do enunciado, deve-se ter 

Daqui a 1 ano, o preço do carro será dado por
32000 . (1 – t), ou seja, 32000 . 0,8 = 25600 
Alternativa A

45) (FUVEST) A figura a seguir exibe o gráfico de uma função y = f(x) para 0 ≤ x ≤ 3.
O gráfico de y = [f(x)]2 é dado por
(A) 
(B) 
(C) 
(D) 
Resolução
A partir do gráfico do enunciado, tem-se:

Denotando [f(x)]2 por g(x), tem-se:

A alternativa que melhor representa o gráfico de g(x).
Alternativa C

46) (FUVEST) Seja x um número real tal que sen x + cos x = 0,2. Logo, | sen x − cos x| é igual a
(A) 0,5.
(B) 0,8.
(C) 1,1.
(D) 1,4.
Resolução
Do enunciado, tem-se
 

 
Daí, segue que:

Resolvendo a equação, tem-se



Em ambos os casos, 

Alternativa D

47) (FUVEST) No plano cartesiano, sejam C a circunferência de centro na origem e raio r > 0 e s a reta de equação x + 3y = 10. A reta s intercepta a circunferência C em dois pontos distintos se e somente se
(A) r > 2.
(B) r > √5 começar estilo tamanho matemático 14px raiz quadrada de 5 fim do estilo.
(C) r > 3.
(D) r > √10 começar estilo tamanho matemático 14px raiz quadrada de 10 fim do estilo.
Resolução
Sendo (0,0) o centro da circunferência e x + 3y – 10 = 0 a equação da reta s, para que essa reta intersecte a circunferência em dois pontos distintos, a distância do ponto (0,0) à reta s deve ser menor que a medida r do raio.
Disso,

Solução alternativa: 
Sejam as equações da circunferência C e reta s, respectivamente:

Substituindo-se II em I, tem-se:

Para que essa equação de 2º grau tenha duas raízes reais distintas, ou seja, para que a reta s intersecte a circunferência C em dois pontos distintos, tem-se:

Alternativa D

48) (FUVEST)
ZOMBIE NEUROSCIENCE
I don’t know if cockroaches dream, but I imagine if they do, jewel wasps feature prominently in their nightmares. These small, solitary tropical wasps are of little concern to us humans; after all, they don’t manipulate our minds so that they can serve us up as willing, living meals to their newborns, as they do to unsuspecting cockroaches. The story is simple, if grotesque: the female wasp controls the minds of the cockroaches she feeds to her offspring, taking away their sense of fear or will to escape their fate. What turns a once healthy cockroach into a mindless zombie it’s venom. Not just any venom, either: a specific venom that acts like a drug, targeting the cockroach's brain.
De acordo com o autor,
(A) certas baratas conseguem escapar de ataques de vespas comportando-se como zumbis.
(B) baratas são capazes de ações predatórias que mal podemos imaginar.
(C) vespas fêmeas de uma certa espécie podem controlar a mente das baratas.
(D) uma barata pode inocular um veneno que transforma uma outra barata em um zumbi.
Resolução
Pode-se confirmar a resposta no seguinte trecho do texto:
"The story is simple, if grotesque: the female wasp controls the minds of the cockroaches she feeds to her offspring, (...)".
Alternativa C

49) (FUVEST)  A figura abaixo ilustra uma alavanca que gira em torno do ponto O. Dois triângulos, do mesmo material e de mesma espessura, estão presos por fios de massa desprezível nos extremos da alavanca. Um triângulo é equilátero; o outro é retângulo e isósceles, e sua hipotenusa tem o mesmo comprimento que os lados do triângulo equilátero. Note que, neste caso, o peso dos objetos é proporcional à sua área. Conclui-se que, na condição de equilíbrio da alavanca, a razão das distâncias, i/e, é igual a
(A) √3
(B) √3/3
(C) 2
(D) 3
Resolução
Assinalando as forças aplicadas na alavanca que são pertinentes ao estudo pedido, tem-se:
Escolhendo o Ponto O como pólo e estabelecendo a condição de equilíbrio para o movimento de rotação, tem-se:

De acordo com o enunciado, o peso dos objetos é proporcional às áreas. Logo, definindo "a" como constante de proporcionalidade, tem-se:

De acordo com o enunciado, a hipotenusa do triângulo isósceles tem o mesmo comprimento que os lados do triângulo equilátero.

Alternativa A

50) (FUVEST) Sempre que necessário, use aceleração da gravidade g = 10 m/s2
O primeiro satélite geoestacionário brasileiro foi lançado ao espaço em 2017 e será utilizado para comunicações estratégicas do governo e na ampliação da oferta de comunicação de banda larga. O foguete que levou o satélite ao espaço foi lançado do Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa. A massa do satélite é constante desde o lançamento até a entrada em órbita e vale m = 6,0 x 103 kg. O módulo de sua velocidade orbital é igual a vor = 3,0 x 103 m/s. Desprezando a velocidade inicial do satélite em razão do movimento de rotação da Terra, o trabalho da força resultante sobre o satélite para levá-lo até a sua órbita é igual a
(A) 2 MJ.
(B)18 MJ.
(C) 27 GJ.
(D) 54 GJ.
Resolução
O trabalho da resultante das forças pode ser obtido a partir do teorema da energia cinética. Sabendo que a massa do satélite é de 6 · 103 kg, que a sua velocidade inicial é nula (desprezando-se a velocidade devido ao movimento de rotação da Terra), e que ele atinge velocidade orbital de 3 · 103 m/s, tem-se:

Alternativa C

51) (FUVEST) Um conjunto de placas de aquecimento solar eleva a temperatura da água de um reservatório de 500 litros de 20 ºC para 47 ºC em algumas horas. Se no lugar das placas solares fosse usada uma resistência elétrica, quanta energia elétrica seria consumida para produzir o mesmo aquecimento? Adote 1,0 kg/litro para a densidade e 4,0 kJ/(kg∙ ºC) para o calor específico da água. Além disso, use 1 kWh = 103 W x 3.600 s = 3,6 x 106 J.
(A) 15 kWh.
(B) 26 kWh.
(C) 40.000 kWh.
(D) 54.000 kWh.
Resolução
Inicialmente, pode-se determinar a quantidade de calor necessária para aquecer a água:

De acordo com a relação entre kWh e J apresentada, tem-se:

Alternativa A

52) (FUVEST) Uma lente de Fresnel é composta por um conjunto de anéis concêntricos com uma das faces plana e a outra inclinada, como mostra a figura (a). Essas lentes, geralmente mais finas que as convencionais, são usadas principalmente para concentrar um feixe luminoso em determinado ponto, ou para colimar a luz de uma fonte luminosa, produzindo um feixe paralelo, como ilustra a figura (b). Exemplos desta última aplicação são os faróis de automóveis e os faróis costeiros. O diagrama da figura (c) mostra um raio luminoso que passa por um dos anéis de uma lente de Fresnel de acrílico e sai paralelamente ao seu eixo. Se sen(θ1) = 0,5 e sen(θ2) = 0,75, o valor do índice de refração do acrílico é de
(A) 1,50
(B) 1,41
(C) 1,26
(D) 0,66
Resolução
O valor do índice de refração do acrílico pode ser obtido por meio da lei de Snell, como segue:

Substituindo-se os dados do enunciado:

Alternativa A

53) (FUVEST) A galvanoplastia consiste em revestir um metal por outro a fim de protegê-lo contra a corrosão ou melhorar sua aparência. O estanho, por exemplo, é utilizado como revestimento do aço empregado em embalagens de alimentos. Na galvanoplastia, a espessura da camada pode ser controlada com a corrente elétrica e o tempo empregados. A figura abaixo é uma representação esquemática desse processo.
Considerando a aplicação de uma corrente constante com intensidade igual a 9,65 x 10-3 A, a massa depositada de estanho após 1 min 40 s será de aproximadamente
Dados: 1 mol de elétrons corresponde a uma carga de 96.500 C; Sn: 119 g∙mol-1.
(A) 0,6 mg e ocorre, no processo, a transformação de energia química em energia elétrica.
(B) 0,6 mg e ocorre, no processo, a transformação de energia elétrica em energia química.
(C) 1,2 mg e ocorre, no processo, a transformação de energia elétrica em energia química.
(D) 1,2 mg e ocorre, no processo, a transformação de energia química em energia elétrica.
Resolução


Considerando a galvanoplastia, tem-se uma transformação de energia elétrica em química.
Alternativa B

54) (FUVEST) Icebergs flutuam na água do mar, assim como o gelo em um copo com água potável. Imagine a situação inicial de um copo com água e gelo, em equilíbrio térmico à temperatura de 0 °C. Com o passar do tempo o gelo vai derretendo. Enquanto houver gelo, a temperatura do sistema
(A) permanece constante, mas o volume do sistema aumenta.
(B) permanece constante, mas o volume do sistema diminui.
(C) diminui e o volume do sistema aumenta.
(D) diminui, assim como o volume do sistema.
Resolução
Considerando a situação inicial de um copo com água e gelo, em equilíbrio térmico, tem-se que, durante a fusão, a temperatura do sistema permanece constante em 0°C. Ao gelo derreter, haverá uma diminuição do volume da porção de água constituinte do gelo, uma vez que a água líquida é mais densa do que o gelo.
Assim, o volume total do sistema diminui.
Alternativa B

55) (FUVEST) No Brasil, cerca de 12 milhões de pessoas sofrem de diabetes mellitus, uma doença causada pela incapacidade do corpo em produzir insulina ou em utilizá-la adequadamente. No teste eletrônico para determinar a concentração da glicose sanguínea, a glicose é transformada em ácido glucônico e o hexacianoferrato(III) é transformado em hexacianoferrato(II), conforme mostra o esquema a seguir.
Em relação ao teste eletrônico, é correto afirmar que 
(A) a glicose sofre uma reação de redução e o hexacianoferrato(III) sofre uma reação de oxidação.
(B) a glicose sofre uma reação de oxidação e o hexacianoferrato(III) sofre uma reação de redução.
(C) ambos, glicose e hexacianoferrato(III), sofrem reações de oxidação.
(D) ambos, glicose e hexacianoferrato(III), sofrem reações de redução.
Resolução
Em relação ao teste eletrônico, tem-se:


Dessa maneira, a glicose sofre uma reação de oxidação e o hexacianoferrato(III)  sofre uma reação de redução.
Alternativa B

56) (FUVEST) A calda bordalesa é uma das formulações mais antigas e mais eficazes que se conhece. Ela foi descoberta na França no final do século XIX, quase por acaso, por um agricultor que aplicava água de cal nos cachos de uva para evitar que fossem roubados; a cal promovia uma mudança na aparência e no sabor das uvas. O agricultor logo percebeu que as plantas assim tratadas estavam livres de antracnose. Estudando-se o caso, descobriu-se que o efeito estava associado ao fato de a água de cal ter sido preparada em tachos de cobre. Atualmente, para preparar a calda bordalesa, coloca-se o sulfato de cobre em um pano de algodão que é mergulhado em um vasilhame plástico com água morna. Paralelamente, coloca-se cal em um balde e adiciona-se água aos poucos. Após quatro horas, adiciona-se aos poucos, e mexendo sempre, a solução de sulfato de cobre à água de cal.
Na formulação da calda bordalesa fornecida pela EMATER, recomenda-se um teste para verificar se a calda ficou ácida: coloca-se uma faca de aço carbono na solução por três minutos. Se a lâmina da faca adquirir uma coloração marrom ao ser retirada da calda, deve-se adicionar mais cal à mistura. Se não ficar marrom, a calda está pronta para o uso. De acordo com esse teste, conclui-se que a cal deve promover
(A) uma diminuição do pH, e o sulfato de cobre(II), por sua vez, um aumento do pH da água devido à reação

(B) um aumento do pH, e o sulfato de cobre(II), por sua vez, uma diminuição do pH da água devido à reação

(C) uma diminuição do pH, e o sulfato de cobre(II), por sua vez, um aumento do pH da água devido à reação

(D) um aumento do pH, e o sulfato de cobre(II), por sua vez, uma diminuição do pH da água devido à reação

Resolução
Deve-se jogar a água de cal à mistura para elevar seu pH, visto que água de cal é uma solução de hidróxido de cálcio.
O sulfato de cobre II é um sal de caráter ácido, ou seja, ele diminui o pH da calda bordalesa devido à hidrólise provocada, pelo cátion Cu2+, de acordo com a equação a seguir.

Alternativa B

57) (FUVEST)
Santa Catarina exemplifica um fenômeno nacional: a criação de Regiões Metropolitanas (RMs). Considerando a aplicação desse instrumento de planejamento territorial no Estado em questão, assinale a alternativa correta. 
(A) Está em curso a formação de uma cidade-região no Estado, impulsionando profundas transformações na rede urbana, o que justificou a criação das onze RMs para viabilizar o planejamento e a gestão territorial.
(B) O real processo de metropolização em Santa Catarina, dinamizado nas últimas décadas, não abrange a totalidade do Estado, permitindo concluir que a criação das onze RMs obedeceu a critérios mais políticos do que técnicos.
(C) O adensamento populacional, com a formação de grandes cidades conurbadas em todas as regiões do Estado, levou ao diagnóstico de que há um processo generalizado de metropolização e justificou a criação das onze RMs.
(D) Em função de intensa urbanização regional foi criada a RM de Florianópolis nos anos 1970; já as demais RMs somente se justificaram a partir das mudanças demográficas e econômicas da década passada.
Resolução
A rede urbana de Santa Catarina é marcada pela dispersão, o que dificulta a inserção de muitas de suas cidades nas regiões metropolitanas. Isso indica que a inserção de várias cidades desse Estado em regiões metropolitanas foi realizada levando em conta critérios muito mais políticos, por parte do Governo do Estado de Santa Catarina, do que propriamente técnicos (polarização e conurbação).
Alternativa B

58) (FUVEST) Os eixos do gráfico a seguir representam duas variáveis, uma delas não identificada no gráfico. Uma curva representa animais endotérmicos e a outra, animais ectotérmicos.
A curva que corretamente se aplica ao ser humano é 
(A) a curva A, sendo que o eixo horizontal representa a temperatura externa e o eixo vertical, o consumo de O2.
(B) a curva A, sendo que o eixo horizontal representa a temperatura interna e o eixo vertical, o consumo de O2.
(C) a curva B, sendo que o eixo horizontal representa a temperatura externa e o eixo vertical, a liberação de CO2.
(D) a curva B, sendo que o eixo horizontal representa a temperatura interna e o eixo vertical, a liberação de CO2.​
Resolução
Animais endotérmicos, como os seres humanos, consomem mais O2 para manter a temperatura de seus corpos quando as temperaturas do ambiente são mais baixas (próximos de 10°C) e levam à maior dissipação de calor para o ambiente.
Em temperaturas mais altas (próximas a 40°C) também haverá maior consumo de O2 para promover os mecanismos de arrefecimento do corpo (transpiração).
A partir desta interpretação, pode-se concluir que o eixo vertical do gráfico corresponde ao consumo de O2.
Alternativa A

59) (FUVEST) Em 2016, a Organização Mundial de Saúde (OMS) apresentou novas diretrizes para o tratamento de três doenças sexualmente transmissíveis: sífilis, gonorreia e clamidíase. As três doenças citadas são causadas por
(A) microrganismos (bactérias ou vírus), que passaram dos macacos para o ser humano há muitos anos, levando ao surgimento de epidemias e pandemias.
(B) bactérias, que podem se tornar resistentes a antibióticos, se utilizados em excesso ou de forma inapropriada, dificultando o tratamento.
(C) bactérias, que podem ser tratadas e eliminadas pelo uso diligente de preservativos (masculinos ou femininos) durante as relações sexuais.
(D) protozoários, que podem ser tratados e eliminados pelo uso diligente de preservativos (masculinos ou femininos) durante as relações sexuais.
Resolução
O uso inadequado de antibióticos pode selecionar bactérias previamente resistentes a eles, favorecendo, assim, sua multiplicação e dificultando o tratamento das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) citadas.
Alternativa B

60) (FUVEST) Para um determinado caráter, fenótipo é o conjunto de características que o organismo exibe como fruto de seu genótipo. No entanto, no molusco hermafrodita Lymnaea peregra, ocorre algo diferente. Neste animal, há dois tipos de fenótipo da concha (ver figura a seguir), que não são determinados pelo genótipo do próprio indivíduo. A prole formada pela fertilização de óvulos vindos de um parental com genótipos AA ou Aa tem conchas dextrógiras; já a prole formada pela fertilização de óvulos vindos de um parental aa tem conchas levógiras.
Se óvulos de um molusco Aa forem fertilizados por espermatozoides de um molusco aa, as probabilidades de ocorrência de indivíduos Aa dextrógiros, Aa levógiros, aa dextrógiros e aa levógiros na prole resultante são, respectivamente,
(A) ¼, ¼, ¼ e ¼.
(B) ½, 0, 0 e ½.
(C) ½, 0, ½ e 0.
(D) 1, 0, 0 e 0.
Resolução
Óvulos provenientes de um parental Aa ou AA originarão uma prole dextrógira, e óvulos vindos de um parental aa originarão uma prole levógira. Da fecundação de óvulos de moluscos Aa por espermatozoides de moluscos aa, temos:

Portanto, teremos   de indivíduos Aa e   aa. Toda prole terá fenótipo dextrógiro (independentemente do seu genótipo), uma vez que o óvulo foi formado por um molusco Aa.
Alternativa C

61) (FUVEST) Algumas plantas de ambientes áridos apresentam o chamado "metabolismo ácido das crassuláceas", em que há captação do CO2 atmosférico durante a noite, quando os estômatos estão abertos. Como resultado, as plantas produzem ácidos orgânicos, que posteriormente fornecem substrato para a principal enzima fotossintética durante o período diurno. É correto afirmar que essas plantas
(A) respiram e fotossintetizam apenas durante o período diurno.
(B) respiram e fotossintetizam apenas durante o período noturno.
(C) respiram o dia todo e fotossintetizam apenas durante o período diurno.
(D) respiram e fotossintetizam o dia todo.
Resolução
Para a manutenção da atividade metabólica, as plantas realizam a respiração celular durante o dia todo, independentemente da luz. Já a fotossíntese é um processo que depende da luz (além de outros fatores como H2O e CO2) e, portanto, ocorrerá somente durante o dia.
Alternativa C